O que é o HPV, vírus que causou câncer em Ana Maria Braga?

Ana Maria Braga compartilhou que no início dos anos 2000 enfrentou um tumor maligno na região anal, resultado da contaminação pelo vírus HPV

Ana Maria Braga diz que enfrentou um tumor maligno resultado da contaminação pelo HPV | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Numa recente entrevista ao programa "Fantástico" da TV Globo, a apresentadora Ana Maria Braga compartilhou que no início dos anos 2000 enfrentou um tumor maligno na região anal, resultado da contaminação pelo vírus HPV.  Mariana Rosario, ginecologista, obstetra, mastologista e membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, ressalta que além do ânus, o HPV pode ocasionar câncer no colo do útero, boca e garganta.

O que é o HPV? O Papilomavírus humano (HPV), uma sigla em inglês, é um vírus transmitido principalmente por contato sexual que pode infectar tanto a pele quanto as mucosas (oral, genital ou anal) de homens e mulheres. "É fundamental vacinar as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com as vacinas disponíveis no SUS", ressalta a médica, em entrevista ao Terra.

"Quando as pessoas têm relações sexuais desprotegidas, elas estão expostas ao contágio por diversas doenças - e o HPV é uma delas. A partir da exposição ao HPV, podem surgir verrugas genitais (condilomas genitais ou condilomas acuminados), que indicam a presença do vírus, lesão pré-maligna de câncer (também chamada de lesão precursora), vários tipos de cânceres, como os do colo de útero, vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe, bem como a Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR)", diz.

Como o HPV é transmitido? O HPV pode ser assintomático, mas ainda assim pode ser transmitido durante a atividade sexual. Portanto, o uso de preservativo é essencial para prevenir sua propagação. "Basta uma relação íntima para que você seja contaminado pelo HPV. Esse é um vírus altamente contagioso e sua transmissão se dá pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada. Assim, o toque da mão ou da boca com o órgão genital ou o próprio ato sexual podem gerar o contágio - sem que haja, necessariamente, a penetração", afirma Mariana.

Como é feito o diagnóstico?

No consultório, o médico pode diagnosticar o HPV através de um exame clínico. Exames como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, hibridização in situ, captura híbrida e PCR podem ser solicitados para confirmar a doença. Adicionalmente, a ginecologista menciona a possibilidade de realizar o teste de HPV de alto risco, que pode detectar o vírus em mulheres sem sintomas.

"Toda mulher precisa fazer o Papanicolau anualmente, um exame que detecta a presença de doenças no aparelho reprodutor. A partir do momento em que a mulher é contaminada pelo HPV, ela necessita ficar ainda mais atenta, fazendo a vulvoscopia e a colpocitologia oncótica, que são exames simples, realizados no mesmo momento do Papanicolau, mas que têm a função de verificar se o HPV está ativo no organismo, desencadeando lesões. Se aparecerem sintomas, é preciso cauterizá-las, com o uso de métodos adequados, como laser ou ácidos, para que o problema não avance e o câncer apareça", orienta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES