mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

O que é rosácea e como pode ser tratada?

O estilo de vida e as escolhas dietéticas também podem desencadear os sintomas da rosácea, por isso é importante descobrir o que pode estar irritando sua pele.

Muitas pessoas sofrem com algum problema de pele. Mas se a vermelhidão que você obtém depois de algumas taças de vinho evoluir para um rubor persistente, você pode ter rosácea.

A condição inflamatória da pele causa uma tonalidade rosada reveladora nas bochechas, bem como vasos sanguíneos visíveis, ressecamento e textura irregular da pele.

Rosácea tem tratamento (Foto: Getty Images)Rosácea tem tratamento (Foto: Getty Images)

 O que é rosácea?

Rosácea é uma doença de pele de longa duração, o que significa que embora não haja cura, ela pode ser bem tratada para minimizar os efeitos na pele, diz a especialista em pele Natali Kelly. “É mais comum em mulheres e se manifesta como vermelhidão ou espinhas vermelhas. O nariz, bochechas, testa, queixo e tórax são os mais comumente afetados, e a vermelhidão também pode ser acompanhada por uma sensação de queimação ou ardência, causando desconforto. ”

Ela continua: “A rosácea também pode causar um espessamento da pele, geralmente ao redor do nariz”.

É uma condição muito diferente da acne também. “Rosácea e acne adulta são duas doenças cutâneas distintas, mas têm semelhanças, então é fácil confundir as duas”, diz o Dr. Adam Friedmann, dermatologista. “A rosácea pode ter erupções semelhantes a espinhas, mas, ao contrário da acne, elas não consistem em cravos.

“Os vasos sanguíneos também são mais propensos a serem visíveis em quem sofre de rosácea, enquanto em pacientes com acne, a vermelhidão tende a ser apenas em torno das erupções”. Se você tiver alguma dúvida, ele diz que vale a pena consultar um dermatologista para um diagnóstico especializado.

Nós sabemos o que causa isso?

As causas da rosácea não são totalmente compreendidas, de acordo com a Dra. Alia Ahmed, dermatologista consultora da Get Harley.

“É provavelmente multifatorial e inclui desregulação imunológica, alterações neurovasculares, desequilíbrio microbiano e genética. Rosácea é uma condição predominante no sexo feminino e isso pode ser devido a desequilíbrios hormonais femininos que atuam como gatilhos. ”

O estilo de vida e as escolhas dietéticas também podem desencadear os sintomas da rosácea, por isso é importante descobrir o que pode estar irritando sua pele. “Os gatilhos podem incluir exercícios, estresse, comer alimentos quentes e picantes, consumo de álcool, ingestão de cafeína, bebidas quentes e, para alguns, queijo”, diz Kelly.

Como isso pode ser tratado?

Como a exposição ao sol é um dos maiores desencadeadores da rosácea, é importante que as pessoas afetadas limitem sua exposição à luz solar e usem FPS 50+.

Ahmed acrescenta que você deve “usar produtos de limpeza suaves para lavar o rosto de manhã e à noite” e “evitar hidratantes oleosos”. “Remova qualquer maquiagem com água micelar, considere suplementos que incluem probióticos, colágeno e ácidos graxos ômega 3, e se o estresse for um gatilho, tente controlar o problema com atenção plena ou terapias”, acrescenta ela.

Um dermatologista também pode prescrever uma combinação de cremes antibióticos e antiparasitários, medicamentos orais e retinóides tópicos, para ajudar a acalmar a pele.

 “Se sua pele não está melhorando, apesar de usar um regime de cuidados com a pele e tratamento médico, ou se você está tendo crises frequentes, você deve considerar rever o tratamento com seu dermatologista”, diz Ahmed.

“Sempre vale a pena discutir com o seu médico como a sua condição de pele está fazendo você se sentir e o impacto que ela tem na sua vida também, já que a rosácea também pode causar efeitos psicológicos indiretos, como baixa autoestima, constrangimento e sofrimento emocional. ”


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail