O que fazer quando só tenho 30 minutos por dia para me exercitar?

Nem todo mundo dispõe de muito tempo durante o dia para passar na academia, por isso essas pessoas precisam otimizar o tempo que possuem

Quando se tem pouco tempo e não se abre mão de praticar atividade física, é preciso otimizar esse tempo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nem todo mundo dispõe de muito tempo durante o dia para passar na academia. Por isso, essas pessoas precisam otimizar o tempo que possuem e fazer escolhas acertadas na hora de se exercitar. Mas, afinal, o que privilegiar quando só se tem 30 minutos por dia para a prática de atividade física?  Especialistas dão dicas e adiantam que é possível ter resultados em meia hora diária.

TREINO CURTO E DENSO. Nestes casos, priorizar um treino curto, mas denso, pode ser a salvação para quem tem uma rotina cheia de tarefas. Se o objetivo for queima calórica e perda de peso, exercícios de alta intensidade devem ser o foco, com intervalos mais curtos entre as séries, mantendo os batimentos em níveis mais altos por mais tempo.

CARGA MAIS ELEVADA. Já para pessoas que buscam o fortalecimento e o ganho de massa muscular, o melhor caminho é priorizar uma carga mais elevada. Além disso, a divisão de grupos musculares deve ser programada junto com o educador físico, segundo explicou o ortopedista e traumatologista, Daniel Sapatini, em entrevista ao Eu Atleta.

“Somos seres aeróbicos, consequentemente temos mais dificuldade em perder tal capacidade. Entretanto, com o passar dos anos, nossa força e estabilidade vão diminuindo e tornando os exercícios de força mais importantes. Portanto, dê preferência aos exercícios multiarticulares, que utilizam muitos músculos em um só movimento e nos fazendo gastar muita energia durante e após o término dos exercícios”, sugere o professor de educação física e personal trainer, Roberto Lima.

Como aproveitar melhor o treino curto?

Mas afinal, como aproveitar da melhor forma e com mais resultados a meia hora de treino? O mais indicado nesses casos é fazer vários exercícios com poucas repetições ou focar em menos exercícios mas com muitas repetições? “Realizar diversos exercícios com muitas repetições vai depender da carga aplicada. Sempre a carga deve ser suficiente para dar estímulo ao músculo, trazendo alterações das células musculares, o que trará resultados”, disse Daniel.

“Sendo assim, maior carga com menos repetições pode ser uma boa opção nesse caso. É melhor priorizar a maior carga, sempre tendo atenção quanto à prevenção de lesões, respeitando a biomecânica e a capacidade funcional do atleta a ser treinado. Independente do tempo que você tem no seu dia, treine! A constância é que leva aos resultados”, completou.

MUSCULAÇÃO OU AERÓBICO? Para quem tem uma rotina diária corrida e tem apenas 30 minutos para atividade física, o ideal é revezar entre as duas modalidades. “Desta maneira, a prioridade deve ser fazer treinos conjugados e treinos de exercícios compostos, trabalhando dois grupos musculares. Manter a intensidade é importante nesses casos” destaca Daniel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES