O que realmente muda no cérebro de quem vai ser pai?

Uma equipe de neurocientistas examinou o cérebro de mulheres grávidas e encontrou reduções na quantidade de massa cinzenta em áreas do cérebro.

bebe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitos pais, quando o primeiro filho nasce, é a primeira vez na vida que sua prioridade número um muda de si mesmos para outra pessoa. E essa pequena pessoa é extremamente fofa, mas também irremediavelmente vulnerável e carente. É uma mudança profunda que requer uma mudança monumental de perspectiva.

Felizmente, até mesmo pais evoluem para antecipar e se adaptar às novas responsabilidades no nível neural. Em 2017, uma equipe de neurocientistas da Universitat Autònoma de Barcelona examinou o cérebro de mulheres grávidas e encontrou reduções na quantidade de massa cinzenta em áreas do cérebro que estão envolvidas na chamada 'cognição social' - isto é , tomando a perspectiva e pensando nas necessidades de outra pessoa.

Futuros papais se adaptam à nova realidade antes mesmo da chegada do bebê (Foto: reprodução)

Uma redução na massa cinzenta pode soar como negativa, mas na verdade é um sinal de aumento da eficiência do cérebro. Isso ocorre porque as conexões subótimas entre os neurônios são podadas (um processo semelhante ocorre durante o desenvolvimento do cérebro do adolescente). Além disso, quanto maior o encolhimento da massa cinzenta, mais sinais de apego saudável as mães mostraram.

Não são apenas as novas mães que passam por mudanças cerebrais. Em 2014, um grupo de pesquisa da Emory University descobriu que quando os pais olhavam as fotos de seus filhos pequenos, seus cérebros apresentavam atividade intensificada em regiões associadas à empatia e recompensa, em comparação com os que não eram pais. A mudança parecia estar relacionada a mudanças hormonais - em média, os pais tinham níveis mais baixos de testosterona e níveis mais altos de oxitocina, um hormônio que está envolvido nas emoções sociais.

Resumindo: se você já viu um pai rindo e arrulhando com seu amuleto de alegria e se perguntou como eles podem ver algum atrativo, lembre-se de que sua visão foi ajudada por alguns ajustes cerebrais bastante úteis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES