O que seus gases podem dizer sobre sua saúde? Conheça causas dessa condição

Estudos mostram que um adulto pode expelir gases 12 a 25 vezes por dia

Os gases gastrointestinais são produzidos pelas bilhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Peidar é um processo natural do corpo humano. Todos nós peidamos, e alguns de nós peidamos muito! Estima-se que os adultos produzam aproximadamente 1 litro de gás por dia, e alguns de nós podem peidar até 25 vezes por dia. Embora não haja nada de anormal na flatulência, a frequência e o cheiro, bem como outros sintomas associados, podem indicar que algo pode não estar certo.

Peidar é normal. A maioria de nós faz isso de 12 a 25 vezes por dia. Alguns de nós nem percebemos que peidamos tanto, porque isso também acontece durante o sono. A grande maioria das flatulências é completamente inodora. Apenas uma pequena porcentagem tem cheiro, e existem algumas razões para isso. Mas quais são as causas do peido e o que isso pode dizer sobre sua saúde? Listamos diversas causas abaixo e como isso está relacionado a saúde do seu corpo.

Comida

Uma das coisas que afeta nossa flatulência é a comida que comemos. Fibra, em particular, é um dos principais culpados. Resumindo, não digerimos fibra, então quando nossas bactérias intestinais a fermentam, o processo libera gás. Isso não quer dizer que consumir fibras seja ruim. Muita flatulência pode ser um sinal de que você está consumindo um pouco demais, só isso. Cuidado com alimentos como legumes (por exemplo, feijão), folhas verdes escuras e vegetais crucíferos (por exemplo, repolho e brócolis).

Outra substância que pode causar muita flatulência é a  proteína, que contém enxofre, que é então transformado em sulfeto de hidrogênio por nossas bactérias intestinais. Este é um gás muito malcheiroso (semelhante a ovos podres).

Exagero no uso de adoçantes

Adoçantes artificiais são um substituto popular para o açúcar e, embora usá-lo em sua xícara diária de café possa não fazer diferença, hoje em dia é fácil exagerar no adoçante, pois ele é adicionado a muitos alimentos. Isso se restringe para adoçantes de poliol (também conhecidos como álcoois de açúcar), como sorbitol, lactitol, manitol e xilitol. Estes não podem ser digeridos pelas bactérias intestinais, por isso são fermentados, resultando em flatulência.

Você pode estar engolindo muito ar 

Engolimos o ar quando fazemos coisas básicas do dia a dia, como falar, comer e beber. Parte desse ar é passado através de arrotos e/ou peidos. Muito disso pode aumentar a flatulência, então pode haver uma ligação entre a flatulência excessiva e a quantidade de ar que você engole. Algumas das coisas que podem fazer com que você engula quantidades excessivas de ar incluem comer muito rápido e muito, falar enquanto come, usar um canudo para beber e até mesmo mascar chiclete.

Existe até condição para quem engole muito ar. Chama-se aerofagia. Além da flatulência excessiva, as pessoas que sofrem de aerofagia também apresentam outros sintomas, incluindo inchaço, dor abdominal e distensão. Aqueles que correm mais risco de aerofagia incluem fumantes, aqueles que respiram pela boca, indivíduos com dentaduras frouxas ou aqueles com apneia obstrutiva do sono que usam uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

Pode ser um sinal de um distúrbio digestivo 

Alguns distúrbios digestivos podem aumentar a flatulência, além de fazer com que os peidos cheirem mal. Esse é geralmente o caso de pessoas que sofrem de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e colite ulcerativa, para citar algumas. Pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável (IBS) também podem sentir desconforto causado por flatulência.  Outras condições que podem causar flatulência excessiva incluem constipação, gastroenterite, doença do refluxo gastroesofágico, diabetes, pancreatite autoimune, distúrbios alimentares, úlceras pépticas e síndrome de dumping.

Pode ser um sinal de intolerância ou sensibilidade alimentar 

Algumas pessoas não têm a enzima digestiva para quebrar certos alimentos, então, quando os consomem, muitas vezes experimentam flatulência excessiva. Um comum é a intolerância ao glúten. Algumas pessoas são sensíveis ao glúten, uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. Outra intolerância alimentar popular é a lactose. Algumas pessoas não produzem o suficiente (ou nenhuma) da enzima lactase, por isso são incapazes de digerir a lactose encontrada no leite e nos produtos lácteos, resultando em flatulência excessiva.

Pode ser um sinal de que suas bactérias intestinais estão desequilibradas 

Inchaço e flatulência excessiva podem ser um sinal de que suas bactérias intestinais estão produzindo muito gás, e isso geralmente é um sinal de desequilíbrio. Em alguns casos, pode ocorrer supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO). Este desequilíbrio de bactérias também provoca outros sintomas para além da flatulência excessiva e do inchaço, nomeadamente dor abdominal, indigestão, obstipação, diarreia, náuseas e perda de peso.

Pode ser um problema de saúde mental 

Um estudo de 2021 com 6.000 participantes de diferentes países descobriu que “sintomas relacionados a gases estão associados a pior qualidade de vida e maior estresse, ansiedade e depressão, sendo a quebra de gases o problema de gás relatado com mais frequência”. Existem várias maneiras de isso acontecer. Por exemplo, quando estamos estressados ou ansiosos, a comida demora mais para passar pelo nosso intestino. Ficar mais tempo em nosso cólon permite que ele seja fermentado por bactérias por um período mais longo, levando a mais gases. Estresse e ansiedade também podem levar à hiperventilação e à ingestão de mais ar.

Câncer 

Alguns tipos de câncer podem fazer com que seu intestino produza mais gases e, portanto, você liberará gases com mais frequência. Da mesma forma, o tratamento do câncer, como a quimioterapia, também pode afetar o equilíbrio das bactérias intestinais, causando não apenas gases, mas também inchaço, constipação ou diarreia.

Atenção

É importante ficar atento a alguns sinais capazes de indicar que algo está errado. Devemos suspeitar de alguma doença quando há febre, perda de peso não explicada, dores abdominais associadas a fezes escuras e mal cheirosas e diarreia por mais de cinco dias. Diante desses sintomas, é preciso procurar um clínico geral ou gastroenterologista rapidamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES