O risco desse câncer diminui em 35% para quem se exercita, diz estudo

Novo estudo mostrou que quem mantém uma rotina ativa de exercícios físicos evita diversos tipos de câncer

Homens que melhoraram o desempenho físico em 3% a cada ano, afastaram o risco de ter câncer em 35% | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado nesta última terça-feira (30), no BJS Medicine, mostrou que quem pratica musculação, corrida, ciclismo e outras atividades que aumentam a capacidade cardiorespiratória conseguem diminuir os riscos de desenvolverem câncer. A análise aponta ainda que o risco de câncer de próstata pode cair em até 35% para os homens que mantêm uma rotina de exercícios.

A pesquisa realizada na Suécia contou com cerca de 57 mil homens acompanhados entre 1982 e 2019 com testes de aptidão física em bicicleta ergométrica. Os voluntários faziam testes a cada cinco anos em média para que o desempenho fosse acompanhado. Os exames de saúde deles foram monitorados até 2020.

No acompanhamento, 592 desenvolveram câncer de próstata e 46 deles morreram em decorrência do tumor. Comparando os desempenhos, os investigadores concluíram que a maioria dos atingidos eram homens que estavam sedentários no período.

Impacto do exercício físico

De acordo com os autores do estudo, os homens que perderam em média 3% ou mais do condicionamento físico a cada ano, obtiveram chances 16% maiores de câncer de próstata em relação aqueles que conseguiram manter o desempenho semelhante entre um acompanhante e outro. 

Em contrapartida, os homens que melhoraram o desempenho físico em 3% a cada ano, afastaram o risco de ter câncer em 35%. “O resultado mostra a importância potencial de tentar melhorar a condição física para os homens que querem evitar o câncer”, diz a médica Kate Bolam, autora principal do estudo, em entrevista à universidade.

Câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A doença é mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade – cerca de 75% dos diagnósticos são feitos em pacientes com mais de 65 anos. Essa condição pode não apresentar sinais ou sintomas em fases iniciais, portanto, recomenda-se procurar um médico urologista e realizar os exames conforme orientação médica a partir dos 50 anos de idade.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Apesar de ser assintomático em alguns casos, em outros, a doença pode manifestar sintomas, especialmente em pacientes com tumores mais volumosos, tais como:

  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Necessidade de urinar com mais frequência;
  • Micção excessiva à noite (noctúria);
  • Dificuldade em iniciar ou parar a micção;
  • Sangue na urina ou no sémen;
  • Jato urinário fraco ou intermitente;
  • Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente;
  • Dor ao ejacular;
  • Disfunção erétil;
  • Dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).

Se você está sentindo um ou mais destes sinais ou sintomas, não espere a situação se agravar, procure imediatamente o seu médico urologista e investigue as causas adequadamente. O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em até 90% as chances de cura da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES