O ritmo da sua caminhada pode dizer se você terá ou não diabetes, diz estudo

Novo estudo apontou que o ritmo da caminhada pode prever se você terá ou não diabetes no futuro

A doença metabólica crônica é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo publicado no British Journal Of Sports Medicine, apontou que o ritmo da caminhada pode prever se você terá ou não diabetes no futuro. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Essa doença metabólica crônica é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue). Geralmente, o tipo 2 do problema é o mais comum, que ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente para regular o organismo. Essa condição é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e amputação de membros inferiores.

O que diz o estudo?

Segundo o estudo, as pessoas que caminham a 6 km/h têm 39% menos probabilidade de desenvolver a doença do que aquelas que andam a menos de 3 km/h.  Embora seja sabido que a  atividade física está associada a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, os cientistas queriam descobrir a velocidade ideal de caminhada.

A pesquisa partiu da análise de 10 estudos publicados entre 1999 e 2022, que incluíram períodos de acompanhamento entre três e 11 anos. Um total de 508.121 pacientes adultos de todo o Reino Unido, Japão e EUA foram incluídos.

“Embora as estratégias atuais para aumentar o tempo total de caminhada sejam benéficas, também pode ser razoável encorajar as pessoas a caminhar em velocidades mais rápidas para aumentar ainda mais os benefícios da caminhada para a saúde”, disseram os pesquisadores.

Os autores do estudo reconheceram que as pessoas com uma velocidade de caminhada mais rápida têm maior probabilidade de estar em melhor forma, com maior massa muscular e melhor saúde geral. Mas há explicações plausíveis para as descobertas, segundo eles. A velocidade de caminhada é um importante indicador da saúde geral e um indicador-chave da capacidade funcional.

Luz no fim do túnel

A velocidade de caminhada mais rápida está associada a uma melhor aptidão cardiorrespiratória e força muscular, ambas ligadas ao risco de diabetes – e uma caminhada rápida é boa para a perda de peso, o que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. Os pesquisadores dizem que mais pesquisas são necessárias para confirmar se, e em que medida, acelerar o ritmo aumenta os efeitos positivos que a caminhada pode ter na redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES