O vegetal cru que pode ajudar a reduzir o risco de câncer

Existem alimentos específicos que oferecem uma ampla gama de benefícios para a saúde

A cebola é um alimento rico em benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem alimentos específicos que oferecem uma ampla gama de benefícios para a saúde e podem até mesmo reduzir o risco de câncer. Um exemplo disso é um vegetal frequentemente utilizado na culinária: a cebola. Uma revisão de 26 estudos indicou que o consumo regular de alho e cebola reduziu as chances de câncer de estômago em 22%.

Pesquisas. Além disso, pesquisas envolvendo mais de 13 mil participantes demonstraram que aqueles que consumiam uma quantidade maior de cebola em suas dietas apresentavam um risco 15% menor de desenvolver câncer colorretal. Estudos em laboratório também mostraram que certas substâncias encontradas na cebola podem retardar a disseminação do câncer de pulmão e ovário.

São necessários mais estudos. Apesar desses resultados, é necessário realizar mais pesquisas para confirmar esses benefícios. Acredita-se que os antioxidantes presentes na cebola possam desacelerar o crescimento de tumores, enquanto o enxofre presente nelas pode proteger as células contra mutações.

O que explica o pode anticâncer da cebola? Ela é rica em um flavonoide presente em plantas chamado quercetina, associado a um menor risco de câncer e doenças cardíacas em estudos. Pesquisas indicam que os antioxidantes da quercetina podem neutralizar radicais livres, substâncias químicas nocivas que podem danificar membranas celulares, interferir no DNA e provocar morte celular.

Outros benefícios. Além disso, a quercetina pode ajudar a reduzir o inchaço, combater células cancerígenas, regular o açúcar no sangue e prevenir doenças cardíacas. Um estudo publicado na revista Frontiers in Immunology em 2023 descobriu que a quercetina pode oferecer proteção contra o câncer de pulmão, de sangue e de próstata.

Benefício também para o coração

Um estudo publicado na revista Frontiers in Cardiovascular Medicine detalhou os benefícios da quercetina para a saúde cardiovascular. De acordo com os autores, a quercetina atua como antioxidante, promove a antiagregação plaquetária, reduz a fibrose miocárdica, melhora a remodelação ventricular e a função cardíaca. Além disso, protege o endotélio vascular e pode regular a pressão arterial.

No entanto, os benefícios da cebola para a saúde variam dependendo do tipo e da forma de consumo. As cebolas vermelhas geralmente contêm mais quercetina do que as brancas. É importante notar que cozinhar as cebolas pode diminuir os níveis de quercetina, sendo preferível consumi-las cruas, por exemplo, em saladas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES