OMS identifica novas doenças que podem causar novas pandemias

Experimento da OMS analisou mais de 25 famílias de vírus e bactérias considerados 'potencialmente ameaçadores'

Agência reforça importância da adoção de medidas para futuras pandemias | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um novo processo científico global com o objetivo de atualizar a lista de patógenos prioritários. Os patógenos são considerados potenciais agentes capazes de causar eventuais surtos ou pandemias no futuro. Em um esforço coletivo que envolveu uma lista de 300 cientistas ligados à OMS.

O experimento analisou evidências de mais de 25 famílias de vírus e bactérias considerados potencialmente ameaçadores para o controle sanitário mundial. Entre os diferentes agentes observados, uma misteriosa ‘Doença X’ foi incluída na lista. Segundo os pesquisadores,  essa designação indica um patógeno ainda desconhecido, de origem animal, que pode causar uma grave epidemia internacional entre humanos.

A doença misteriosa foi associada à pandemia de covid-19 por alguns especialistas, ainda que, oficialmente, a OMS nunca tenha oficializado essa informação. Além da ‘Doença X’, a lista inclui outras patologias como covid-19, febre hemorrágica da Crimeia-Cong, doença do vírus Ebola e doença do vírus Marburg, febre de Lassa, síndrome respiratória do Oriente Médio e Síndrome Respiratória Aguda Grave, Nipah e doenças hantavirose, febre do Vale do Rift e Zika.

Patógenos identificados:

  • Febre do Vale Rift

O vírus identificado pela primeira vez em 1931 no Quênia é mais comum em animais, mas também pode afetar humanos. Os pacientes podem desenvolver problemas oculares, meningoencefalite ou febre hemorrágica.

  • Vírus de Marburg

Com sintomas parecidos com os do ebola, a doença provoca febre hemorrágica grave. Os surtos mais recentes ocorreram na África.

  • Vírus Nipah

O vírus Nipah é transmitido por morcegos e pode provocar desde síndromes respiratórias agudas a inflamação no cérebro. Ainda não existe vacina ou cura, somente um tratamento para a doença. O vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia e atualmente tem causado alarde na Índia.

  • Febre hemorrágica da Crimeia-Congo

É uma enfermidade endêmica na África, na zona, no Oriente Médio e na Ásia. O vírus causa febre hemorrágica, com uma taxa de mortalidade de até 40%.

  • Zika

A doença, apontada como uma das causas da microcefalia em bebês, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O zika continua a ter uma especial incidência na América Latina, principalmente no Brasil.

  • Febre da Lassa

A doença mortal que se espalha pela África pode afetar os órgãos e danificar os vasos sanguíneos. Ela é transmitida aos humanos pelo rato comum africano.

  • Síndrome respiratória do Oriente Médio

É uma doença respiratória que provoca tosse e febre. Foi identificada pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita. A contaminação ocorre por meio de contato físico com indivíduos infectados, ou através de tosse e espirro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES