Onda de calor: Esses são os sinais que seu corpo não está indo bem

A Organização Meteorológica Mundial anunciou, na última terça-feira (7), que o fenômeno climático ainda deve se estender até abril de 2024

A combinação de fatores climáticos tão desfavoráveis à saúde causa diversas alterações no corpo humano | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é novidade para ninguém a onda de calor que o Brasil está enfrentando desde o último mês devido ao fenômeno El Niño e a ebulição global dado ao desmatamento. A combinação de fatores climáticos tão desfavoráveis à saúde causa diversas alterações no corpo humano, incluindo a possibilidade de exaustão e acidentes vasculares provocados pelo calor, também conhecidos como “golpe de calor”.

Em cenários como esses, onde a exaustão pelo calor e o golpe de calor surgem como consequências potenciais, é preciso saber como se proteger contra essas duas condições e principalmente entendê-las. A seguir, entenda as principais diferenças e como não sofrer as consequências desses fatores climáticos. 

O que é exaustão pelo calor e golpe de calor e como diferenciá-las?

A exaustão pelo calor e o golpe pelo calor têm a mesma causa: a exposição excessiva ao calor. “A exaustão pelo calor é quando estou cansado, com mais sede, náuseas, fraqueza”, explica o médico. “Mas, quando você tem taquicardia, cansaço excessivo, falta de ar, perda de consciência [desmaios], isso é considerado golpe de calor”, explica o Dr. Sergio Timer, em entrevista à CNN Brasil.

O golpe pelo calor se destaca por ser mais grave e é desencadeado pela exposição excessiva ao sol ou por esforço físico intenso em ambientes quentes. Enquanto a exaustão pelo calor ocorre principalmente quando a pessoa está desidratada e perde sais minerais. Embora seja menos perigosa do que a insolação, pode levar a um quadro de insolação quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40°C.

Como a onda de calor afeta a população brasileira?

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para 13 estados brasileiros e o Distrito Federal, devido às altas temperaturas para os próximos dias. Segundo as previsões, a onda de calor persistirá, no mínimo, até quarta-feira, 15. De acordo com o instituto, os alertas são para as áreas do Centro-Oeste e Sudeste, abrangendo também alguns estados das regiões Norte e Sul. 

A expectativa é que as temperaturas nessas regiões estejam 5ºC acima da média histórica para o mês. Esta é a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro. Apesar do calor mais intenso estar concentrado nos próximos dias, a Organização Meteorológica Mundial anunciou, na última terça-feira (7), que o fenômeno climático ainda deve se estender até abril de 2024.

Quais estados estarão em alerta de perigo para o calor?

  • Alerta de grande perigo: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do SUl, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo
  • Alerta de perigo: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins

Quais são os principais cuidados a serem tomados?

De acordo o Dr. Timerman, o importante é a prevenção, como a hidratação frequente e evitar ao máximo exposição ao sol em horários de grande incidência dos raios solares – geralmente das 10h às 16h -, e buscar assistência médica em caso de sintomas graves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES