Os 6 sinais do HIV que aparecem antes do diagnóstico para ficar em alerta

O mês de dezembro é dedicado à conscientização sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Nas primeiras semanas após a infecção pelo HIV, ocorre o que se chama Síndrome Retroviral Aguda (ARS, do inglês Acute Retroviral Syndrome) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que estamos no dezembro vermelho? Sim, assim como existe o outubro rosa e o novembro azul, o mês de dezembro é dedicado à conscientização sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Esse mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro de todo ano.

Muitas pessoas não sabem que nas primeiras semanas após a infecção pelo HIV, ocorre o que se chama Síndrome Retroviral Aguda (ARS, do inglês Acute Retroviral Syndrome). Ela refere-se a um conjunto de sintomas semelhantes aos da gripe que algumas pessoas experimentam.

Esta fase inicial da infecção pelo HIV é também conhecida como “janela imunológica” ou “síndrome aguda da infecção pelo HIV”. Nas primeiras semanas após a infecção por HIV, o corpo começa a combater o vírus. Com isso aparecem os primeiros sinais e sintomas. Os sintomas da Síndrome Retroviral Aguda podem incluir:

  • Febre
  • Fadiga extrema
  • Dor de cabeça intensa
  • Dor de garganta
  • Linfonodos aumentados (ínguas)
  • Erupção cutânea

Os sintomas geralmente aparecem de duas a quatro semanas após a exposição ao vírus. Porém, nem todas as pessoas infectadas pelo HIV apresentarão sintomas durante esta fase inicial, e os sintomas podem ser leves o suficiente para passar despercebidos. A ARS ocorre porque o vírus está se replicando ativamente no corpo, e o sistema imunológico está respondendo à infecção.

Assim que passa essa fase aguda, algumas pessoas podem permanecer assintomáticas por um longo período, enquanto o vírus continua a se multiplicar e danificar gradualmente o sistema imunológico. Os primeiros sintomas do HIV geralmente desaparecem dentro de uma semana a um mês. O risco de propagação do vírus é muito alto durante este período.

Tratamento

Caso você esteja preocupado com a possibilidade de ter sido exposto ao HIV, converse com seu médico sobre como fazer o teste. O tratamento pode ajudar as pessoas com HIV a terem vidas longas e saudáveis. Quando administrados corretamente, os medicamentos podem reduzir significativamente a carga viral no organismo, tornando o vírus HIV indetectável nos testes padrão de carga viral. Quando uma pessoa com HIV tem uma carga viral indetectável, isso não significa que o vírus foi completamente erradicado, mas sim que está presente em níveis muito baixos e não transmitem HIV para seus parceiros sexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES