Os potós voltaram: veja como se proteger das queimaduras indesejadas

A volta do período de clima seco, com baixa umidade do ar, favorece o surgimento dos potós

Potós podem causar queimaduras quando em contato com a pele | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A volta do período de clima seco, com baixa umidade do ar, favorece o surgimento de algumas espécies de insetos e outros animais considerados “indesejáveis” no ambiente urbano. Um dos que mais causam irritação é o Paederus sp, nome científico de um velho conhecido que causa pequenas queimaduras pelo corpo, mas que incomodam muito: estamos falando do potó.

Com aproximadamente 1cm de comprimento e encontrado, principalmente, nas cores preto e vermelho, os potós são bem mais ativos nos períodos mais quentes do ano. Eles podem ser encontrados facilmente no período noturno e a queimadura causada por eles acontece quando o inseto entra em contato com a pele ou é esmagado, liberando uma toxina, conforme explica a médica dermatologista Anna Caroline Chaves.

“O clima seco favorece a proliferação do potó, que também costuma ser mais ativo durante o período noturno, quando é atraído pela luz artificial dos domicílios. Eles liberam uma substância irritante, a pederina, quando são tocados ou ‘esmagados’”, afirma a especialista. Diante disso, é necessário que se fique mais atento neste período, para evitar contato com o inseto.

Queimadura não causa danos graves

Anna também destaca que a queimadura do potó costuma ser autolimitada, não causando danos graves ou que vão além da área atingida. “Pode ocorrer ardor e prurido, que, por sua vez, podem ser seguidos por vermelhidão local, bolhas pequenas (as vesículas), pústulas (pequenas coleções com pus) e crostas. O quadro regride geralmente em até 7 a 12 dias”, aponta.

Outra informação importante é que se deve evitar o uso de receitas caseiras e também a automedicação para tratar as queimaduras. Procure um especialista caso a inflamação permaneça. “Procure o dermatologista caso a lesão não esteja melhorando com o passar dos dias, pois pode ter desenvolvido alguma infecção bacteriana secundária ou inflamação mais exacerbada, sendo necessário o uso de tratamentos específicos”, conclui Anna Caroline.

Existem algumas dicas e cuidados que podem ser adotados neste período. A primeira delas é fechar as janelas de casa e evitar usar as luzes artificiais a partir do final da tarde; antes de dormir, tente sempre sacudir os lençóis. Também examine meias e calçados antes de se vestir; se você perceber o potó já sobre o seu corpo, não o esmague! Neste caso, afaste o inseto do corpo com auxílio de algum objeto; caso já tenha ocorrido o contato do corpo com a secreção do potó, lave a região com água abundante e capriche na hidratação local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES