Os sintomas silenciosos desse câncer pouco falado e cada vez mais frequente

O desconhecimento sobre esta doença mascara seu verdadeiro perigo, pois estima-se que 69% dos casos poderiam ser evitados

A falta de consciência e informação sobre esta condição ginecológica pode levar a diagnósticos tardios | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que existem diversos tipos de câncer que afetam a região ginecológica como o câncer do colo do útero, ovário e útero? Contudo, o tipo de câncer ginecológico menos discutido e conhecido pelo público é o câncer da vulva. Apesar da menor incidência quando comparado a outros tipos de câncer, o câncer da vulva não é menos perigoso ou importante.

O câncer de vulva representa cerca de 4% dos cânceres dos órgãos reprodutores femininos e 0,6% de todos os cânceres em mulheres nos Estados Unidos, onde as mulheres têm uma em 333 chances de desenvolver o câncer de vulva em algum momento durante a sua vida. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de estimativas para a doença.

A falta de consciência e informação sobre esta condição ginecológica pode levar a diagnósticos tardios que frequentemente resultam em tratamentos devastadores para os pacientes. O desconhecimento sobre esta doença mascara seu verdadeiro perigo, pois estima-se que 69% dos casos de câncer da vulva poderiam ser prevenidos.

Além disso, discussões produtivas sobre este assunto podem ajudar a romper a barreira dos tabus que circundam a genitália feminina e levar a um maior entendimento sobre a anatomia feminina e, consequentemente, uma maior capacidade de identificar sintomas anormais.

Quem está em risco?

A doença atinge principalmente as mulheres, mas também pode atingir pessoas com vulvas. Ele é associado majoritariamente a infecções por papilomavírus humano (HPV) ou por uma condição chamada líquen escleroso. Anteriormente, foi estabelecido que este tipo de câncer era mais comum entre pessoas idosas, mas o surgimento de mais casos entre mulheres mais jovens, em parte devido ao aumento de infecções por HPV, nos leva a entender que todos estão suscetíveis. Portanto, é importante que todas as pessoas com vulvas tenham acesso à informação e entendam os riscos.

Sintomas silenciosos

Persistente coceira na vulva, dores, inflamações, manchas na pele da vulva que podem ser vermelhas, brancas ou escuras, nódulo ou inchaço semelhante a uma verruga crescendo na vulva, sangramento ou descarga vaginal com manchas de sangue entre os períodos menstruais e alteração do formato e coloração de verrugas na vulva, pilares são alguns dos sintomas que podem indicar a presença do câncer da vulva.

Tratamento

A definição do tratamento a ser realizado depende de vários fatores como idade, condições clínicas saúde e comorbidades existentes e principalmente do estadiamento da doença. A decisão será em conjunto com os médicos, equipe multiprofissional, paciente, familiares e cuidadores baseadas em suas próprias condições clínicas, indicações, vontades, valores e crenças. Nem todos os tratamentos alistados são apropriados ou aceitáveis para todos os pacientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES