Ovo para emagrecer: você sabe qual a quantidade ideal?

O ovo é um dos alimentos mais comuns na dieta de quem leva um estilo de vida mais saudável, mas é preciso saber qual quantidade consumir

O ovo é um alimento rico em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo é um dos alimentos mais comuns na dieta de quem leva um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada e prática regular de atividade física. Ele é rico em ferro, fósforo, selênio, zinco, manganês, potássio e é uma importante fonte de proteínas. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a quantidade ideal para o consumo quando se está em uma dieta de emagrecimento. 

"O consumo de ovo no emagrecimento é ótimo, pois o alimento é uma excelente fonte de proteína, que está presente na clara do ovo. Cada unidade possui cerca de 6g de proteína. O ideal é consumir cerca de 15 a 30g de proteína entre lanches e grandes refeições como almoço ou jantar", garante, em entrevista para o Sport Life, a nutricionista do The Corner Sports & Health Fernanda Basso.

A nutricionista enfatiza ainda que, além dos ovo, é necessário que a pessoa inclua na dieta alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, que ajudam a promover a saciedade. Além disso, é preciso que se inclua ainda alimentos com alto teor de água, como frutas, legumes e verduras com baixa densidade calórica.

Quantidade

Fernando acrescenta ainda que é preciso ter cuidado com o consumo excessivo de ovo, é importante que ele não seja a única fonte de proteína de uma pessoa. É necessário que se consuma uma variedade de alimentos ricos em proteínas e diversificação nutricional, nestes casos, o ovo pode ser consumido todos os dias.

“O horário não faz diferença. A recomendação é apenas que se tenha fracionamento na ingestão de proteínas ao longo do dia todo, independente da fonte. Seja ovo, carnes e etc para que o corpo absorva o nutriente ao longo das horas. Aumentar a ingestão de proteínas ao longo de todas as refeições do dia pode aumentar a saciedade no mesmo dia que se inicia essa estratégia”, complementa Basso.

A nutricionista também explica a importância do consumo de ovos para os esportistas. “A principal utilização da proteína no esporte de maneira geral é no pós treino e será utilizada para reconstrução e síntese muscular”, resume a nutricionista. Sobre a contraindicação, Fernanda admite que existe um grupo de pessoas. “Alérgicos ou hipersensíveis porque causam inflamação no metabolismo prejudicando assim o emagrecimento, a absorção de nutrientes, a disbiose intestinal e entre outras manifestações”, termina a nutricionista Fernanda Basso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES