Paciente que acreditava estar 'obesa' retira cisto de 5kg do ovário

O procedimento demorou cerca de seis horas e meia e foi considerado de alto risco

Estima-se que 1 em cada 3 mulheres terá cisto no ovário em algum momento de sua vida | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caso divulgado pelo jornal científico American Journal of Case Reports, relatou um caso raro de uma italiana de 52 anos, que acreditava estar “apenas obesa”. No entanto, foi surpreendida com a remoção de um cisto de 5kg do ovário durante uma cirurgia, segundo informações compartilhadas pelo o jornal britânico Daily Mail

Segundo a publicação, o procedimento demorou cerca de seis horas e meia e foi considerado de alto risco. O cisto estava no ovário direito e tinha 40 centímetros de comprimento. Antes da cirurgia, a italiana estava com o abdômen "extremamente inchado", além de sentir refluxo. Ela também tinha dificuldades para se locomover e para respirar. Um ultrassom mostrou que sua cavidade abdominal estava totalmente ocupada por lesões.

Durante o procedimento, os médicos precisaram drenar 37 litros de líquido antes de remover o útero e os ovários e a mulher precisou receber algumas transfusões de sangue. Após a cirurgia, ela ainda ficou na UTI por 30 dias e teve parada cardíaca e insuficiência renal aguda, mas conseguiu se recuperar e deixou o hospital depois de dois meses. Os responsáveis pelo procedimento continuaram acompanhando o caso dela e, após dois anos, informaram que ela "está completamente recuperada e livre de doenças". Antes da cirurgia, a italiana pesava 123 quilos e tinha um Índice de Massa Corporal (IMC) de 50,5 (considerada obesa mórbida). Depois do procedimento, seu IMC era de 28,3.

O que é cisto de ovário?

Os ovários fazem parte do sistema reprodutivo de pacientes do sexo feminino, sendo responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos. No decorrer da vida, algumas pacientes acabam por desenvolver cistos nos ovários. Esses cistos podem ter diferentes tamanhos, que vão desde microcistos a outros maiores, chegando a ocupar um grande volume da pelve e alterando o tamanho dos ovários.

Apesar de poderem causar preocupação, a presença de cistos nos ovários é relativamente comum, especialmente em pacientes entre 15 e 35 anos de idade, que estão em períodos da vida de alta fertilidade.  Os cistos costumam ser benignos e, nem sempre, causam maiores problemas ou mesmo sintomas graves à paciente. Os cistos nos ovários também podem ser chamados de cistos ovarianos.

Além disso, é importante ressaltar também que ter cistos nos ovários não necessariamente significa que a paciente possui síndrome dos ovários policísticos. Sua presença pode ser uma das características da síndrome dos ovários policísticos, mas, de modo geral, outros exames e testes devem ser levados em consideração para a realização desse diagnóstico, uma vez que ele envolve outros fatores do organismo da paciente.

Quais as causas de cisto de ovário?

Existem inúmeras causas de cisto de ovário. Na grande maioria dos casos, os cistos ovarianos são causados por alterações hormonais, que podem ou não estar relacionadas ao uso de medicamentos hormonais. A endometriose e as hemorragias também podem causar seu surgimento. O histórico familiar de outras mulheres na família com cistos nos ovários aumenta as chances da paciente desenvolvê-los.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES