Pão com ovo é aliado ou vilão da dieta? Nutricionista explica

É comum surgir, de tempos em tempos, a discussão sobre alguns alimentos, colocando-os como grandes aliados ou como vilões da alimentação saudável

Pão com ovo é um dos alimentos mais comuns na alimentação do brasileiro | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É comum surgir, de tempos em tempos, a discussão sobre alguns alimentos, colocando-os como grandes aliados ou como vilões da alimentação saudável. A verdade é que nenhum alimento sozinho poderá salvar ou arruinar sua saúde, já um consumo desequilibrado e excessivo pode trazer bastante prejuízos. Por isso, o pão com ovo pode ser, sim, consumido na dieta, mas precisa ser nas quantidades adequadas, que variam de acordo com cada pessoa e cada obetivo.

O recomendado é apostar em variedade alimentar, para que se tenha uma maior diversidade de nutrientes. Isso torna mais fácil alcançar as recomendações nutricionais de macro e micronutrientes e ter prazer na alimentação, sendo mais fácil aderir à dieta ou reeducação alimentar. Isso elimina os riscos de uma monotonia alimentar e de carência nutricional. Por isso, o Eu Atleta, com a ajuda da nutricionista Cris Perroni, traz alguns alimentos que podem substituir tanto o ovo quanto o pão, para que você possa ter maior variedade alimentar. 

Alimentos para substituir o ovo

O ovo é um alimentos bastante comum na casa do brasileiro, ele tem baixo custo e possui alta densidade nutricional, além de ser rápido de fácil de preparar. A gema do ovo é rica em  vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D, além de ser fonte de minerais como o potássio, o zinco, o magnésio, o selênio, o fósforo e o ferro; colina, luteína e zeaxantina. Já a clara é rica em proteínas.

No entanto, consumir ovo de forma excessiva pode levar ao aumento dos níveis de colesterol. Para evitar isso, o esse alimento pode ser substituído por coalhada seca, queijos (cottage, ricota, queijo minas, muçarela de búfala), pasta de atum ou frango, homus e pasta de tofu. Isso para situações como café da manhã e lanches. Já em refeições como almoço e jantar, a pessoa pode optar por peixes, frutos do mar, carne bovina, filé mignon suíno, frango, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja e ervilha).

Como substituir o pão na dieta?

Fonte de carboidratos, o pão costuma ser feito a partir da farinha de trigo com outros cereais. Para ser considerado um produto integral, esse alimento precisa, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ter uma quantidade de ingredientes integrais superior à de ingredientes refinados. É necessário que pelo menos 30% de todos os seus ingredientes sejam integrais. Os pães de fermentação natural são ainda melhores do ponto de vista nutricional.

Ao ir ao supermercado em busca desse produto, é importante tirar um tempinho para olhar os rótulos, o melhor produto é aquele que não contém farinha branca ou farinha de trigo enriquecida na sua composição. Ele, no entanto, pode conter itens como linhaça, quinoa, aveia, centeio, amaranto e frutas e nuts, como castanha, avelã, nozes. Para que se tenha outras opções de carboidratos, o pão pode ser substituído por tapioca, polvilho, milho; cuscuz de milho, batata doce e aipim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES