Pé diabético: conheça os sintomas e saiba como prevenir o problema

O problema consiste em alterações nos pés que ocorrem em quem tem diabetes e não faz o controle adequado

O pé diabético é uma complicação da diabetes | Breno Esaki/Saúde-DF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pé diabético são alterações nos pés que ocorrem em quem tem diabetes há alguns anos e não tem controlado a doença de forma adequada. As complicações mais comuns são infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, o que pode provocar o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Em casos mais graves, isso pode levar à amputação.

É necessário que o paciente com diabetes fique atento, pois esse problema não costuma apresentar sintomas de início e vai evoluindo de forma silenciosa. A pessoa pode passar semanas ou até mesmo meses com uma ferida aberta sem perceber que ela está ali, o que faz com que ela não busque ajuda, já que ela não sente qualquer desconforto.  

No entanto, existem alguns sinais aos quais o paciente deve ficar atento e, na presença deles, buscar ajuda médica. Dentre eles estão perda da sensibilidade local; formigamento; queimação nos pés e nas pernas; dores; dormência; sensação de agulhadas, além de fraqueza nas pernas. Segundo o Ministério da Saúde, esses sintomas podem piorar à noite, ao deitar. 

Prevenção

O Ministério da Saúde alerta que a melhor forma de evitar o pé diabético é seguir algumas recomendações médicas, como examinar os pés todos os dias, em um lugar com uma boa iluminação. Aquelas pessoas que não conseguem fazer isso, é importante que peçam ajuda de alguém para que se verifique a presença de cortes, frieiras, rachaduras, calor, feridas ou alterações na cor.

Tratamento

O pé diabético será tratado de acordo com a situação das lesões. Quando elas não estão infeccionadas, o médico pode realizar uma limpeza e usar curativos especiais todos os dias, até sarar. Se a lesão estiver infeccionada, é necessário que se faça uso de antibióticos por via oral ou endovenosa. Pode haver ainda os casos em que o paciente precisará ficar internado, já que as feridas não cicatrizam. 

Se a situação evoluir para um caso mais grave, será necessária a realização de cirurgia na região afetada para ajudar no processo de cicatrização. Já se a lesão for muito extensa, pode ser preciso recorrer à amputação do membro ou parte do pé. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar chegar a essa situação extrema.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES