Pequi vira creme anti-inflamatório e protetor solar nas mãos de cientistas

Famoso pela parceria com o arroz nos almoços, agora ele tem uma nova função: combater inflamações

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Característico do Cerrado e com um sabor peculiar, o pequi é um fruto que desperta memórias afetivas e causa polêmicas. Famoso pela parceria com o arroz nos almoços, agora ele tem uma nova função: combater inflamações. Isso porque pesquisadores UNESP encontraram um maneira barata de desenvolver um anti-inflamatório com o fruto.

Os estudos tiveram início em 2016, quando os cientistas criaram dois novos produtos a partir dos resíduos da fruta: um creme anti-inflamatório e um protetor solar com propriedades antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento da pele.

Essas descobertas, desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Estadual Paulistas, contribuirão para a redução de desperdício e e prometem movimentar a economia do Cerrado de forma sustentável.

Sustentável

Além da alimentação, o óleo de pequi, extraído da polpa e da amêndoa do fruto, já é utilizado na indústria farmacêutica e de cosméticos.

Contudo, o que sobra do pequi após esse processo, equivalente a 90% do fruto, geralmente é descartado, gerando um desperdício de centenas de toneladas por ano.

Por isso, a ideia de gerar algo que pudesse aproveitar o fruto e evitar e esse desperdício. Então, a professora da Unesp em Assis, Lucinéia dos Santos, cita as vantagens dessa descoberta e destaca benefícios que o aproveitamento das sobras do pequi vai proporcionar.

Segundo ela, além dos benefícios no campo da cosmética, a economia social das famílias que dependem do fruto também pode melhorar com o aproveitamento desse material de forma sustentável.

“Os produtos desenvolvidos com o resíduo do fruto apresentaram resultados promissores em testes farmacológicos.” disse a pesquisadora.

As novidades já foram patenteadas pela Agência Unesp de Inovação e aguardam aprovação da Anvisa para serem comercializadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES