Perder essa fase do sono poder aumentar o risco de demência em 27%

O risco de desenvolver demência pode aumentar especialmente se você não vivenciar o suficiente uma determinada fase do sono

Essa etapa do sono se torna benéfica para o envelhecimento do cérebro de muitas maneiras | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um recente estudo descobriu que as pessoas com mais de 60 anos têm 27% mais chances de desenvolver demência se perderem apenas 1% do sono profundo, conhecido como sono de ondas lentas, a cada ano. O sono de ondas lentas é o terceiro estágio do ciclo humano de sono de 90 minutos, com duração de cerca de 20 a 40 minutos.

Esse é o estágio mais tranquilo, onde as ondas cerebrais e a frequência cardíaca diminuem e a pressão arterial cai. Na ciência, é a fase do sono necessária para a restauração física e do sistema imunológico. É ele que prepara nosso cérebro para absorver mais informações. 

Acordar durante esse estágio do sono pode levar à desorientação e fazer com que a pessoa tenha um dia improdutivo. Uma pesquisa relacionada ao tema descobriu que indivíduos com alterações cerebrais relacionadas à doença de Alzheimer, obtiveram um desempenho melhor em testes de memória quando tiveram mais sono de ondas lentas. 

Como isso influencia o risco de demência?

Os responsáveis pelo estudo explicaram que essa etapa do sono se torna benéfica para o envelhecimento do cérebro de muitas maneiras. Sabe-se, por exemplo, que o sono aumenta a eliminação de resíduos metabólicos do cérebro, inclusive facilitando a eliminação de proteínas que se agregam na doença de Alzheimer.

Em contrapartida, até o momento, ainda não está claro o papel do sono de ondas lentas no desenvolvimento da demência. Mas as descobertas sugerem que a perda do sono de ondas lentas pode ser um fator de risco modificável para demência.

Conclusão

Descobriu-se que a taxa de sono de ondas lentas diminui a partir dos 60 anos, com esta perda atingindo o pico entre as idades de 75 e 80 anos e estabilizando depois disso. Ao comparar o primeiro e o segundo estudos do sono dos participantes, os pesquisadores descobriram uma ligação entre cada diminuição de ponto percentual no sono de ondas lentas por ano e um risco aumentado de 27% de desenvolver demência.

Esse risco aumentou para 32% quando se concentraram na doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Baixos níveis de sono de ondas lentas foram associados a um maior risco de doenças cardiovasculares, ao uso de medicamentos que podem afetar o sono e à presença do gene APOE ε4 , que está ligado ao Alzheimer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES