Pernas inchadas? Você pode estar enfrentando um câncer silencioso; conheça

Pernas inchadas pode ser sintoma de um câncer silencioso caracterizado por um desenvolvimento lento – que demora anos para se desenvolver

O fato acontece devido à disseminação do câncer para os gânglios linfáticos, que têm como cuja principal função filtrar substâncias nocivas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer é a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. A doença apresenta possibilidades de cura de até 90% (dependendo do tipo da neoplasia), quando detectado precocemente. Mas e quando se enfrenta um câncer silencioso? É o caso do câncer cervical (ou câncer do colo de útero), conhecido como um tumor silencioso, pois seu desenvolvimento acontece lentamente sem muitos sintomas perceptíveis.

Mesmo quando a doença apresenta sintomas, eles podem ser confundidos com efeitos colaterais do ciclo menstrual, com sangramento vaginal e dor abdominal entre os sinais mais comuns. No entanto, a doença pode se apresentar de maneiras mais incomuns, dependendo de quão avançada está. Pernas inchadas, por exemplo, pode ser um sinal

O fato acontece devido à disseminação do câncer para os gânglios linfáticos próximos. De acordo com o Cancer Research, os locais mais comuns de disseminação do câncer cervical são os gânglios linfáticos, fígado, pulmões e ossos. Os gânglios linfáticos fazem parte de um sistema de tubos e glândulas do corpo que filtram os fluidos corporais e combatem as infecções.

Quando o câncer se espalha para os gânglios linfáticos, eles parecem duros ou inchados, podendo impedir que o fluido linfático seja drenado. Isso pode levar ao inchaço nas pernas devido ao acúmulo de líquido. De características variáveis, o câncer cervical pode ser percebido à medida que a doença progride. Alguns sintomas, no entanto, costumam ser recorrentes:

  • sangramento vaginal sem causa aparente – fora do ciclo menstrual;
  • menstruação irregular;
  • corrimento vaginal anormal – com coloração diferente, podendo ser marrom, e mau cheiro;
  • dor pélvica durante relações sexuais;
  • dor abdominal;
  • vontade frequente de urinar;
  • perda de peso repentina.

Prevenir é a melhor opção

As principais formas de prevenção da doença é a realização do papanicolau e a vacinação contra o HPV. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O imunizante protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV – sendo os dois primeiros que causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, de acordo com o Inca. Mulheres imunossuprimidas, com HIV/Aids, transplantadas ou portadoras de cânceres, a vacina é indicada até os 45 anos.

Além disso, por estar associada ao HPV, é fundamental o uso de preservativos durante as relações sexuais. Porém, o Instituto alerta que o preservativo protege parcialmente do contágio pelo HPV, visto que a transmissão também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES