Pescoço tecnológico: conheça o problema causado pelo uso do celular

Pescoço tecnológico é um tipo de deformidade provocada pelo abuso no uso de celulares e smartphones

A síndrome do pescoço tecnológico é causada pelo uso excessivo do celular | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Tech neck" ou "pescoço tecnológico" é um tipo de deformidade provocada pelo abuso no uso de celulares e smartphones. De acordo com uma pesquisa realizada pela YouGov, cerca de 53% dos usuários de celulares se sentem ansiosos quando não podem usar seus smartphones. No mesmo estudo, mais da metade dos entrevistados respondeu que nunca desliga seus telefones.

Você já ouviu falar em “pescoço tecnológico”, versão aportuguesada de “tech neck”? Este é um problema causado pelo uso excessivo de celulares e smartphones. Isso é causado pelo vício em tecnologia, sobretudo em telefone celular. Segundo estudo realizada pela YouGov, cerca de 53% dos usuários de smartphones se sentem ansiosos quando não podem usar seus aparelhos. A pesquisa também mostrou que mais da metade dos entrevistados respondeu que nunca desliga seus telefones.

O neurocirurgião Antônio Araújo, em fala ao portal Terra, explicou esse vício pode trazer problemas à saúde. "O vício em tecnologia, que é bastante comum e vem crescendo, pode agravar ou até mesmo causar problemas na coluna cervical, gerando dores e outros malefícios. Afinal, a pessoa fica por longo período olhando para baixo, com uma postura inadequada", diz.

O hábito de ficar olhando para o celular de cabeça baixa, segundo Araújo, contribui para acelerar o processo de envelhecimento, podendo causar rugas no pescoço e papada. Além disso, pode causar problemas posturais a longo prazo. E, ao contrário do que se pode imaginar, o problema não afeta somente jovens, mas indivíduos de todas as idades.

O médico deu algumas dicas para evitar este problema. Uma delas é limitar o tempo de uso do celular. "Como dito anteriormente, é muito problemático ficar muito tempo com a postura errada e, se você tiver um limite de uso do smartphone, essa exposição ao que faz mal fica menor", explica o neurocirurgia. Para quem não consegue diminuir o tempo de uso do celular, principalmente por causa do trabalho, o conselho é fracionar esse tempo.

O médico aconselha ainda a ficar atento a sua postura, à posição do pescoço e da coluna, isso é fundamental para evitar o “pescoço tecnológico. "Isso é importante para treinar seu corpo para que ele esteja sempre na postura correta. Depois, isso passa a ser mais natural", explica o médico neurocirurgião.

Em caso de sentir dor, a pessoa precisa procurar um médico. "É sempre bom ressaltar que nenhuma dor é normal e costuma significar que alguma coisa está errada. Por isso, caso comece a sentir alguma dor, procure um médico para investigar a razão e já começar um tratamento", finaliza o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES