Pesquisa aponta bebida aliada no combate ao colesterol alto; descubra

Ao mesmo tempo em que a alimentação pode ser a vilã do colesterol, ela também pode ajudar a manter a saúde

Um estudo divulgado em 2020 pelo Nutrition Journal abrangeu 31 testes e a análise de mais de 3.300 participantes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto é quando o colesterol LDL, conhecido como "colesterol ruim", está presente em excesso, o que é prejudicial para a saúde, podendo aumentar o risco de infarto ou AVC (acidente vascular cerebral). O colesterol LDL é o colesterol combinado a lipoproteínas de baixa densidade.

Quando está alto, ele pode se acumular nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Sendo assim, a melhor forma de regular a taxa do colesterol para mantê-la baixa é cuidando da alimentação e mantendo uma rotina com atividades físicas.

Uma bebida poderosa, tem ganhado destaque em pesquisas que apontam possíveis soluções para a luta contra o colesterol alto. Estamos falando do chá verde, uma bebida amplamente consumida ao redor do mundo e que tem sido objeto de estudos e pesquisas em busca de comprovações científicas de seus benefícios para a saúde humana.

Entre estes benefícios, têm despertado interesse o potencial do chá verde para a redução dos níveis de colesterol ruim no corpo. Um estudo divulgado em 2020 pelo Nutrition Journal abrangeu 31 testes e a análise de mais de 3.300 participantes. Esta pesquisa de grande alcance concluiu que a ingestão de chá verde tem o potencial de reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado “colesterol ruim”, bem como o colesterol total do corpo.

A descoberta é considerada promissora, porque se sabe que o LDL é o tipo de colesterol que, quando em níveis elevados, pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos, estreitando-os e causando os tais problemas de saúde já mencionados anteriormente. Portanto, encontrar métodos eficazes para manter estes níveis sob controle é crucial para a saúde cardiovascular.

Os pesquisadores ainda ressaltam que o chá verde não parece ter efeitos significativos sobre os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o “colesterol bom”. Este tipo de colesterol tem um papel valioso pois ajuda a absorver o LDL e levá-lo de volta ao fígado, onde é eliminado do corpo.

No entanto, embora o chá verde seja um aliado, é relevante salientar que sozinho, não faz milagres. Os efeitos benéficos na redução do colesterol tornam-se mais significativos quando somados a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo e saudável. Portanto, ao incluir essa bebida natural na sua dieta, tenha em mente que ela é uma ferramenta de auxílio, e não um substituto para uma vida saudável e cuidados com a saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES