Pesquisa aponta tipo de pão capaz de reduzir a gordura da barriga; descubra

A pesquisa também apontou o tipo de pão que não auxilia na perda de gordura

Tipo de pão pode ajudar no auxílio da redução de gordura visceral, aponta estudo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sente a necessidade de perder aquela gordurinha no abdômen ou a famosa “pochete”? Um estudo publicado na revista Plant Foods for Human Nutrition revelou um tipo de pão capaz de reduzir “significativamente” os níveis de gordura da barriga. O pão de trigo integral é o responsável por esse feito.

A pesquisa observou 50 participantes japoneses, que consumiram uma dieta de pão de trigo refinado ou pão de trigo integral por 12 semanas.Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e realizaram tomografias computadorizadas a cada seis semanas para monitorar os participantes.  No final do estudo, o grupo do pão de trigo integral viu seus níveis de gordura visceral reduzidos. No entanto, o mesmo não aconteceu com os participantes que consumiram o pão refinado. “Essas mudanças foram significativamente diferentes entre os grupos”, escreveram os responsáveis pelo estudo.

O que é gordura visceral?

A gordura visceral é a gordura que se acumula na cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos vitais, e está associada com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente infarto e aterosclerose. As causas dessa condição são diversas, incluindo uma dieta desequilibrada, sedentarismo, estresse e falta de sono adequado. Dessa forma, a melhor maneira de reduzi-la é através da introdução de hábitos saudáveis.

Riscos da gordura visceral

Grandes quantidades de gordura visceral podem trazer consequências sérias para a saúde, aumentando o risco de:

  • Doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose;
  • Diabetes do tipo 2;
  • Insuficiência hepática;
  • Alterações gastrointestinais;
  • Pressão alta.

Resistência à insulina

Além disso, a presença de grandes quantidades de gordura visceral podem também favorece o desenvolvimento de resistência à insulina, está relacionada com baixa qualidade do sono e altos níveis do hormônio cortisol, que pode ter como consequência aumento do peso e da circunferência abdominal.

Como medir gordura visceral?

A única maneira de medir a gordura visceral e obter os números adequados é através de exames de imagem, realizados por profissionais da saúde. No entanto, é possível ter uma ideia sobre a quantidade de gordura que seu corpo armazena com algumas técnicas. Elas são:

  • Índice de massa corporal (IMC): ao medir sua gordura corporal a partir da altura e do peso, é possível ter ideia da visceral. Uma massa corporal de mais de 30, para homens e mulheres, pode indicar que você está acima do peso, portanto, com maior nível de gordura visceral;
  • Medida da cintura: meça sua cintura usando uma fita, se ela passar de 80 cm (homens) ou 94cm (mulheres), você pode estar acima do peso;
  • Relação cintura-quadril: meça o tamanho da sua cintura, depois do seu quadril. Divida a cintura pelo quadril, se o resultado for maior que o.85 (mulheres) ou 0.9 (homens), a gordura visceral está alta;
  • Relação cintura-altura: divida sua altura pelo tamanho da cintura. Se o resultado der maior que 0.5, em homens e mulheres, é possível que você esteja acima do peso.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES