Pesquisa descobre sinal comum de deficiência de vitamina D; conheça

Os níveis baixos de vitamina D é relativamente comum em todo o mundo e pode causar um sintoma bem desagradável

Os resultados surgiram após o acompanhamento de mais de dois mil homens por cinco anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um recente estudo publicado na revista Scientific Reports sugeriu que dores de cabeça crônicas ocorrem mais frequentemente em pessoas com baixos níveis dessa vitamina essencial para o corpo humano. A pesquisa finlandesa, apontou que essas dores têm duas vezes mais probabilidade de ocorrer nos meses de inverno, quando os níveis de vitamina D estão mais baixos no corpo.

A população do estudo consistiu em 2.601 homens do leste da Finlândia, com idades entre 42 e 60 anos. Eles foram acompanhados por cinco anos e precisavam relatar episódios de cefaléia. O diagnóstico de cefaléia foi baseado na resposta à pergunta do questionário: “Você teve dor de cabeça nos últimos 12 meses?” . As opções eram “nunca”, “menos de uma vez por mês”, “mensalmente”, “semanalmente” e “diariamente”. Aqueles com cefaleia semanal ou diária foram classificados como tendo cefaleia frequente.

Com isso, a proporção de indivíduos com dores de cabeça frequentes foi menor entre os homens cuja amostra de sangue foi colhida durante os meses de elevada exposição UVB, ou seja, entre Junho e Setembro do que entre os outros homens. Entre os 2.601 participantes, 250 (9,6%) relataram dor de cabeça frequente.

Após ajuste para idade, ano e mês da coleta de sangue, aqueles valores mais baixos de vitamina D tiveram chances 116% maiores de dor de cabeça frequente. Segundo os autores, o estudo – que foi um dos maiores que investigaram o assunto – apoia a visão de que a vitamina D pode ser benéfica na prevenção da dor de cabeça.

O que é Cefaléia?

Cefaléia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”. Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias. A cefaléia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca. Além disso, pode surgir no conjunto de sintomas de outras doenças e condições médicas, servindo como um alerta de que algo não está funcionando direito no corpo e isso precisa ser verificado por um médico qualificado.

Quais são os sintomas da Cefaléia?

Além da dor de cabeça, que é o sintoma clássico de cefaleia, quando uma pessoa passa por ela, também pode sentir:

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES