Pode comer mamão todos os dias? Nutricionista explica

O mamão é uma das frutas mais comuns na dieta do brasileiro e proporciona inúmeros benefícios para quem o consome com frequência

O mamão traz inúmeros benefícios a quem o consome com frequência | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mamão é um fruta originária do sul do México, mas se adaptou bem ao clima do Brasil. Hoje ele é uma das frutas mais comuns na dieta do brasileiro e proporciona inúmeros benefícios a quem a consome com frequência. No entanto, ainda gera algumas dúvidas entre seus consumidores, uma dela é se ele pode ser consumido todo os dias sem prejuízos à saúde.

A nutricionista Renata Branco afirma que seu consumo pode, sim, ser diário e enumera os benefícios desse alimento. “Previne o envelhecimento precoce devido à presença de antioxidantes do grupo dos carotenoides como o licopeno. Ajuda a fazer uma limpeza natural do seu intestino elaborando seu funcionamento, podendo engolir algumas sementes que são ricas em fibra e um anti-inflamatório natural devido a presença dos carotenoides. Auxilia no trajeto da síndrome do intestino irritável, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C, excelente para pele e cabelo já que tem vitamina C, licopeno, vitamina A e protege a visão de degeneração devido à presença de betacaroteno”, garantiu em entrevista ao Sport Life.

O consumo do mamão pode acontecer em qualquer hora do dia, sem prejuízo de seus benefícios. No entanto, a nutricionista comenta as vantagens de incluí-lo no café da manhã. “O mamão no café da manhã é uma boa estratégia já que desde essa hora você começa a preparar seu corpo para uma digestão melhor durante o dia. O mamão tem uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na quebra dos nutrientes no nosso estômago, principalmente proteínas. Interessa também como sobremesa do almoço devido a ação da enzima melhorando a digestão e auxiliando no melhor funcionamento do intestino”, complementou a nutricionista.

Demais recomendações

A quantidade de mamão a ser ingerida por dia vai variar de acordo com a dieta seguida por cada pessoa. Branco indica ½ mamão papaya por dia, no entanto, isso pode não ser adequado para quem segue uma dieta cetogênica ou low carb, por exemplo. “Talvez dias alternados. Vai depender da combinação da dieta, por exemplo: quanto vai comer de carboidrato por dia, em que fase está da dieta e a combinação dos alimentos”, justificou a profissional.

No caso de pessoas que são esportistas, o consumo de mamão pode acontecer a qualquer hora do dia e dá para comer tanto antes como depois do treino. “É uma fruta rica em vitaminas, minerais, carboidrato que auxilia no fornecimento de energia durante o treino e na reposição de energia pós treino”, enfatizou.

A nutricionista lembra que tudo em excesso faz mal e os apaixonados por mamão precisam de atenção neste detalhe. “O excesso de mamão pode causar carotenemia devido ao excesso de ingestão do betacaroteno. Que tem em frutas e legumes de coloração laranja, o que deixa a pele com a pigmentação amarelada”, concluiu a nutricionista Renata Branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES