Pode macarrão na dieta? Saiba como consumir sem engordar

Nutricionista explica como incluir o macarrão na alimentação sem engordar e mostra quais seus benefícios

Nutricionista explica que macarrão pode ser incluído na dieta, mesmo daqueles que querem perder peso | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo de macarrão, assim como de outros tipos de massa, sempre gera dúvidas entre pessoas que estão fazendo dieta para perder peso. Por ser um prato rico em carboidratos, nutriente que divide opiniões quando o assunto é emagrecimento, muitas pessoas preferem não consumi-lo. Mas afinal é preciso abolir o macarrão da dieta?

A nutricionista e personal trainer, Aline Becker, esclarece essa dúvida. “Pode comer macarrão na dieta. Inclusive quem está querendo emagrecer também. Só tem que tomar cuidado com a quantidade. O macarrão tem muito carboidrato na sua composição. Já para quem quer hipertrofia, o macarrão é uma boa escolha, afinal ele irá te dar energia e suporte para os treinos”, afirma Aline, em entrevista para o Sport Life.

A quantidade de macarrão que pode ser consumida por dia, vai depender de um conjunto de fatores, como os objetivos da pessoa, sua composição corporal, peso, idade, rotina de treinos, dentre outros. Para não errar, o mais indicado é fazer isso com a ajuda de um profissional da área da nutrição. Mas uma coisa é certa, ele deve vir acompanhado de outros nutrientes também importantes. 

“Com certeza absoluta, que nunca pode faltar uma boa dose de proteínas. O macarrão será o carboidrato, mas é sempre interessante, além dos legumes, adicione também uma proteína para dar saciedade para a pessoa e ajudar também na recuperação dos tecidos. A proteína é um ótimo macronutriente para a recuperação dos cabelos, peles e unhas”, complementa Aline.

Antes ou depois do treino?

Algumas pessoas têm dúvidas se terão mais benefícios consumindo macarrão antes ou depois do treino e Aline explica: “Antes do treino. O macarrão é um carboidrato, vai te dar energia e um suporte energético para o desenvolvimento do treino. Por isso, é ideal comer antes para que você consiga ter esse substrato”, indica a profissional.

“O melhor macarrão para quem treina é o integral, pois ele torna-se um carboidrato complexo, vai degradando aos poucos o açúcar no sangue, ou seja, ele vai te dar energia por mais tempo ao longo do treino. Geralmente, com uma farinha normal, vai te dar um ápice de energia, mas essa energia não será suficiente para chegar ao fim do treino. Isso acaba prejudicando o rendimento e os resultados. Então, o ideal é o macarrão integral por conta do índice glicêmico para quem quer ganhar massa muscular e ter um bom desempenho”, completa Aline Becker.

Existe contraindicação?

Não existem contraindicações para quem quer consumir macarrão, apenas para quem tem sensibilidade ou intolerância ao glúten. “Essas pessoas ao consumirem o macarrão acabam ficando mais inflamadas, às vezes com uma constipação ou até uma distensão abdominal. Então, este é um alimento que deve ser evitado por pessoas com esta sensibilidade. Porém, existem outras opções no mercado que são sem glúten e são ideais para que essas pessoas possam consumir”, aconselha a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES