Pode ser fatal? O que exatamente é a síndrome do anticorpo antifosfolípide?

Nove de junho é reconhecido como o Dia Mundial da Conscientização da Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo

A síndrome do anticorpo antifosfolípide (APS), também conhecida como síndrome de Hughes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A síndrome do anticorpo antifosfolípide (APS) é uma condição autoimune rara que causa espessamento do sangue circulante. É um distúrbio médico grave que pode levar a derrames e ataques cardíacos por coagulação grave. Embora não haja cura para a doença, o risco de desenvolver coágulos sanguíneos pode ser bastante reduzido se for diagnosticado corretamente. Então, quais são os sintomas da APS e como ela é tratada? Conhe a seguir uma visão geral desta doença pouco conhecida e potencialmente fatal.

O que é?

A síndrome do anticorpo antifosfolípide (APS), também conhecida como síndrome de Hughes, é um distúrbio do sistema imunológico que causa um risco aumentado de coágulos sanguíneos. A condição causa a formação de coágulos sanguíneos anormais nas veias e artérias. Os distúrbios autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico do seu corpo produz anticorpos que atacam e danificam seus próprios tecidos ou células.

Normalmente, os anticorpos protegem seu corpo contra vírus ou bactérias. Mas a APS produz anticorpos anormais chamados anticorpos antifosfolípidos que atacam células saudáveis. Essas proteínas-alvo estão ligadas a moléculas de gordura (fosfolipídios), o que aumenta significativamente o risco de coágulos sanguíneos.

Causas 

Não está claro o que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos anormais. No entanto, como em outras condições autoimunes, acredita-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais desempenham um papel. APS pode atingir pessoas de todas as idades, incluindo crianças e bebês. Mas, como a maioria das doenças autoimunes, ela é cinco vezes mais comum em mulheres do que em homens.

  • Associação com lúpus

De acordo com a APS Foundation of America (APSFA), até 15% dos pacientes com a doença também apresentam lúpus eritematoso sistêmico, outra doença autoimune.

Sinais e sintomas

Altos níveis de anticorpos APS no sangue aumentam o risco de uma variedade de problemas de saúde. Estes incluem dor no peito e falta de ar. Ondas de náusea e dores de cabeça repetidas ou enxaquecas são indicadores clássicos de APS. Além disso, tontura, falta de coordenação e problemas de equilíbrio são sintomas de coagulação sanguínea anormal.

Pessoas com APS também podem ter visão dupla ou visão turva. Podendo também ocasionar problemas com a fala. Menos comumente, pode induzir crises de amnésia. Outro sinal comum é o inchaço nos braços ou nas pernas. Aqueles acometidos com a doença podem sofrer de dor, vermelhidão, calor e inchaço nos braços ou pernas. Uma sensação de formigamento - alfinetes e agulhas - também pode estar presente.

Complicações 

O espessamento do sangue circulante associado à síndrome do anticorpo antifosfolípide é responsável por uma série de sérios riscos à saúde.Infelizmente, as mulheres acometidas com a doença têm um risco muito maior de desenvolver complicações durante a gravidez, principalmente se não forem tratadas prontamente. Estes incluem possível aborto espontâneo ou parto prematuro

Além disso, a síndrome do anticorpo antifosfolípide é um dos principais contribuintes para ataques cardíacos. Ela também pode desencadear trombose venosa profunda (TVP), um coágulo de sangue em uma veia, geralmente na perna. Outro ponto de alto risco é o AVC. Um derrame ocorre quando algo bloqueia o suprimento de sangue para uma parte do cérebro ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, podendo ser fatal. 

Tratamento 

Como dito anteriormente, não há cura para essa condição. Em vez disso, o tratamento da doença visa reduzir o risco de desenvolver mais coágulos sanguíneos. Um paciente provavelmente receberá um medicamento anticoagulante, como a varfarina. Medicação antiplaquetária, como aspirina em baixa dose, também pode ser prescrita. Um médico pode recomendar um curso de medicamentos à base de cortisona para controlar a inflamação associada a doenças autoimunes.

Você pode reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos fazendo mudanças saudáveis no estilo de vida. Por exemplo, se você fuma, pare. Comer uma dieta saudável e equilibrada, com baixo teor de gordura e açúcar e contendo muitas frutas e vegetais, é sempre recomendado. O exercício regular, correr diariamente, por exemplo, é uma excelente forma de manter a saúde geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES