Por que um risco na sua panela pode te causar câncer? Estudo responde!

Pesquisa revelou que um único risco na panela pode liberar milhões de microplásticos que afetam a sua saúde

Risco pode liberar substâncias potencialmente cancerígenas presente em panelas antiaderentes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa divulgada na Austrália mostrou que um único risco na panela pode ser o suficiente para comprometer a sua saúde. De acordo com o estudo, panelas de teflon podem liberar milhões de microplásticos. Para chegar nessa conclusão, especialistas utilizaram ondas de luz que mediram as partículas microscópicas.

A partir do método, os cientistas conseguiram contar a explosão de pequenas toxinas que acontece a partir de um arranhão de apenas 5 centímetros. Assim, o estudo concluiu que uma simples espátula ou colher pode causar esse dano e liberar até 2,3 milhões de microplásticos.

Outro problema que pode acompanhar estes microplásticos são as substâncias per e polifluoradas (PFAS), produtos químicos permanentes à prova de calor, usados para fazer milhões de itens de cozinha. Na indústria, eles são considerados indispensáveis para a produção das panelas, esses compostos tornam os objetos antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas.

No entanto, essas substâncias estão associadas a uma série de problemas de saúde, incluindo vários tipos de câncer, autismo e infertilidade. Apesar dos riscos descobertos por especialistas, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que  99% dos americanos têm alguns níveis detectáveis em sua corrente sanguínea. Mesmo com os recentes trabalhos sobre o assunto, não existem regulamentações sobre a quantidade de PFAS que pode estar na superfície de produtos.

Outros estudos

Um estudo recente divulgado pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que podemos estar expostos a um produto químico presente em muitos utensílios domésticos e embalagens de alimentos que favorece o desenvolvimento de um câncer de fígado. Entre alguns exemplos de produtos que levam esse produto, destacam-se panelas antiaderentes e roupas impermeáveis.

Em comunicado, Jesse Goodrich, um dos responsáveis pela condução do estudo, revelou mais informações sobre o resultado. “O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática e este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”, afirmou.

Os pesquisadores descobriram que pessoas mais expostas a esses produtos tinham até 4,5 vezes mais chances de desenvolver o tipo mais comum de câncer de fígado, o carcinoma hepatocelular não viral. Dadas às novidades constatadas pelo experimento, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) cortou o nível aceitável desse químico em produtos domésticos em mais de 99%. Apesar disso, especialistas temem que o dano já tenha sido feito e que muitas pessoas possam enfrentar problemas de saúde significativos no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES