Porque a cabeça dói quando tomamos algo gelado rapidamente? Entenda!

Essa dor de cabeça associada ao consumo rápido de algo gelado é frequentemente referida como “brain freeze”

O simples ato de consumir algo gelado rapidamente pode desencadear uma dor temporária | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já tomou aquele sorvete gelado e teve essa experiência prazerosa abruptamente interrompida por uma dor de cabeça súbita e intensa? O simples ato de consumir algo gelado rapidamente pode desencadear uma dor temporária, mas muitas vezes intensa, conhecida como “brain freeze”

Quais são as razões para esse fenômeno?

Essa dor de cabeça associada ao consumo rápido de algo gelado é frequentemente referida como “brain freeze” ou “ice cream headache” em inglês, ou simplesmente “dor de cabeça de sorvete” aqui no Brasil. Embora não seja um termo médico oficial, é uma descrição precisa da sensação aguda que muitas pessoas experimentam após tomar sorvetes, milkshakes ou outras bebidas geladas de forma precipitada.

O processo do “Brain Freeze” começa quando algo extremamente frio entra em contato com o palato, a parte superior da boca. Este é um local rico em vasos sanguíneos, conhecido como plexo coróide. A súbita mudança de temperatura provoca a contração desses vasos sanguíneos, uma resposta do corpo para conservar o calor.

A contração dos vasos sanguíneos por sua vez desencadeia sinais de dor que são interpretados pelo cérebro, uma vez que podem representar algum perigo para nós e justamente por isso enviam tais sinais. No entanto, como o cérebro em si não possui receptores de dor, a sensação é “referida” para outra área, neste caso, a cabeça.

Essa dor é o que sentimos como uma dor de cabeça aguda, intensa e repentina quando consumimos algo muito gelado. Se algo muito gelado for consumido, mas de forma lenta e gradual, o corpo terá mais tempo para processar aquilo como algo inofensivo para nós, ou então caso o sorvete ou bebida não esteja tão gelado, não haverá a contração dos vasos e novamente, não haverá motivos para o corpo interpretar aquilo como algo perigoso.

Como evitar essa dor de cabeça?

Como você deve ter percebido até aqui, é que apesar de bem incômoda, a causa do Brain Freeze é relativamente simples, ainda que por um sinal complexo de resistência e aviso do nosso corpo. Com isso em mente, é igualmente simples evitar a dor de cabeça causada por esse fenômeno:

  • Consumo Mais Lento;
  • Mudança na forma de consumir;
  • Aquecimento do palato;
  • Hidratação adequada.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES