Porque cientistas de todo o mundo querem a proibição da venda de energéticos?

Novo estudo aponta que o consumo de energéticos está associado a um risco aumentado de problemas de saúde mental em crianças e jovens

O estudo examinou dados de 57 estudos envolvendo mais 1,2 milhões de crianças e jovens de mais de 21 países. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo conduzido por especialistas do Centro Fuse para Pesquisa Translacional em Saúde Pública da Universidade de Teesside em conjunto com a Universidade de Newcastle, descobriram que o consumo de energéticos está associado a um risco aumentado de problemas de saúde mental entre crianças e jovens.

Esses problemas incluem ansiedade, estresse, depressão e outros. A pesquisa publicada na última segunda-feira (15), na revista Public Health, examinou dados de 57 estudos envolvendo mais 1,2 milhões de crianças e jovens de mais de 21 países.

Os cientistas responsáveis pela análise descobriram que o consumo de bebidas energéticas era mais comum entre meninos do que entre meninas, e também estava associado ao aumento de comportamentos de risco, como uso de substâncias, violência e sexo inseguro

Além disso, o estudo também associa o consumo das bebidas a um risco aumentado de mau desempenho acadêmico, problemas de sono e hábitos alimentares pouco saudáveis. A análise ainda revela uma série de preocupações com a saúde física, incluindo doenças alérgicas, resistência à insulina, cárie dentária e desgaste erosivo dos dentes.

Esse novo estudo se junta ao crescente conjunto de evidências de que as bebidas energéticas são prejudiciais à saúde das crianças e dos jovens. Os investigadores afirmam que os resultados destacam a necessidade de medidas regulamentares para restringir a venda e comercialização de bebidas energéticas a crianças e jovens.

A evidência é clara de que as bebidas energéticas são prejudiciais à saúde mental e física das crianças e jovens, bem como ao seu comportamento e educação. Precisamos tomar medidas agora para protegê-los desses riscos”, escreveram os pesquisadores.

Dada as novas descobertas alarmantes, organizações de saúde e especialistas do Reino Unido estão apelando ao governo para que reveja os planos para proibir a venda de bebidas energéticas a consumidores com menos de 16 anos no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES