Possui esse tipo sanguíneo? Então você tem mais chance de desenvolver AVC jovem

O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda principal causa de mortes no Brasil e uma das mais recorrentes razões de sequelas e incapacidade no mundo

A condição é mais comum em adultos mais velhos, mas a incidência em jovens e pessoas de meia idade tem crescido nas últimas décadas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (UMSOM), nos Estados Unidos, apontou o tipo sanguíneo como um critério crucial para examinar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas mais jovens. Para sua pesquisa, eles avaliaram 48 estudos com cerca de 620 mil participantes com idades entre 18 e 60 anos.

Os resultados foram publicados na revista científica Neurology. No estudo foi apontado, que pessoas com grupo sanguíneo A têm um risco 16% maior de sofrer um acidente vascular cerebral antes dos 60 anos. Já no grupo sanguíneo B, um acidente vascular cerebral tem a mesma probabilidade de afetar pessoas com mais e menos de 60 anos.

As pessoas com grupo sanguíneo 0, por outro lado, têm um risco 12% menor de sofrer um acidente vascular cerebral. Outros estudos já encontraram evidências de que o grupo sanguíneo A pode levar a um risco aumentado de coágulos sanguíneos nas pernas, ou seja, trombose venosa profunda. No entanto, os motivos ainda são desconhecidos, o que também se aplica ao risco de acidente vascular cerebral.

O motivo provavelmente tem algo a ver com fatores de coagulação sanguínea, como plaquetas e células que revestem os vasos sanguíneos, bem como outras proteínas circulantes, que desempenham um papel na formação de coágulos sanguíneos.

A incidência do AVC em jovens

Aproximadamente um quarto dos acidentes vasculares cerebrais acontecem em pessoas com menos de 65 anos. Nos anos 2000, um estudo realizado no Paraná  tomou como base a incidência de 10% dos casos em pacientes com idade inferior a 55 anos e de 3,9% em pacientes com idade inferior a 45 anos.

Desde a década de 80, no entanto, esse número vem crescendo. De acordo com o Datasus, no período entre 1998 e 2007 o aumento das internações causadas por AVC em jovens de 15 a 34 anos aumentou 64% entre os homens e 41% entre as mulheres. Em 2012, o Ministério da Saúde registrou 4 mil internações por este problema entre os indivíduos abaixo de 45 anos no Brasil.

No país, o número de mortes anuais causadas por acidente vascular cerebral chega a cerca de 100 mil pessoas em todas as faixas etárias - o que indica morbidade e mortalidade importantes. Entre os anos 2000 e 2010, 62 mil pessoas abaixo dos 45 anos faleceram por AVC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES