Prática cotidiana pode diminuir o risco de câncer em 32%, aponta estudo

A pesquisa acompanhou 22 mil indivíduos que se consideravam sedentários ao longo de sete anos

Estudo afirma que esse tipo de atividade pode ser uma opção acessível para aqueles que não têm recursos para investir em academias | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo recente divulgado na revista Jama Oncology, revelou que uma prática cotidiana, como subir escadas ou carregar sacolas de compras do mercado podem contribuir para a prevenção do câncer. Isso porque, atividades físicas que ocupam aproximadamente 5 minutos por dia poderiam reduzir as chances de desenvolver a doença em 32%.

A pesquisa acompanhou 22 mil indivíduos que se consideravam sedentários ao longo de sete anos. Durante esse período, os participantes utilizaram pulseiras inteligentes para monitorar os riscos de câncer, especialmente relacionados ao sedentarismo. Dos 22 mil participantes, 2,3 mil desenvolveram a doença durante o estudo, e cerca de mil casos poderiam ter sido evitados com a prática mais frequente de atividade física.

O estudo australiano constatou que aqueles que realizavam atividades físicas vigorosas intermitentes (VILPA) apresentaram menor risco de desenvolver tumores. Essas atividades são aquelas incorporadas ao dia a dia, sem a necessidade de frequentar uma academia, incluindo tarefas como varrer a casa, caminhar com sacolas de compras ou brincar com crianças.

O principal autor do estudo, médico especialista em saúde social, Emanuel Stamatakis, explicou que adotar uma rotina que inclua VILPA se assemelha ao conceito de treinamento HIIT aplicado à vida cotidiana. “Ficou evidente que aumentar a intensidade das tarefas diárias para apenas quatro a cinco minutos por dia, feitas em intervalos curtos mas intensos de cerca de um minuto cada, está associado a uma redução geral no risco de tumores em até 18%. O número cresce para até 32% quando acabam considerados apenas os tipos de câncer ligados à atividade física”, afirmou.

Para os pesquisadores, esse tipo de atividade pode ser uma opção acessível para aqueles que não têm recursos para investir em academias. Os estudiosos identificaram que os tipos de câncer com menor incidência em pessoas que praticam essas atividades físicas cotidianas incluem: fígado, pulmão, rim, cárdia gástrica, endométrio, leucemia mieloide, mieloma, colorretal, cabeça e pescoço, bexiga, mama e esôfago.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES