Psicobióticos: conheça os novos aliados contra o estresse e a ansiedade

Os psicobióticos são microrganismos vivos que, assim como os probióticos, produzem benefícios à saúde e promovem bem estar

Psicobióticos atuam no comabate ao estresse ansiedade | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Transtornos psiquiátricos e neurológicos atingem cada vez mais pessoas nos dias de hoje. Com rotinas corridas, estresse e outros tipos de pressões sociais, os quadros de depressão e ansiedade têm aumentado e nos afetam dia após dia.

Em busca de soluções para estes problemas, a ciência tem desenvolvido uma série de terapias, tratamentos e medicamentos que atuam das mais variadas formas em nossa mente; muitos com efeitos colaterais consideráveis.Já imaginou conseguir equilibrar seu organismo e lidar com quadros de estresse e ansiedade de maneira simples e natural? Conheça, então, os psicobióticos.

Dentro dos conceitos da microbiologia, os psicobióticos são definidos como microrganismos vivos que, assim como os probióticos, produzem benefícios à saúde quando ingeridos em quantidades adequadas, contudo, os psicobióticos apresentam efeitos que vão além do trato intestinal, atingindo o Sistema Nervoso Central do paciente e promovendo alívio de diversos sintomas como estresse e ansiedade.

Psicobióticos aliviam os sintomas do estresse e ansiedade.

Também conhecida como Flora Intestinal, a microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos que vivem em nosso trato gastrointestinal. Isso envolve bactérias, fungos e demais seres microscópicos que ajudam na digestão de alimentos, produzem vitaminas e protegem o trato gastrointestinal contra agentes agressores. Para se ter uma noção de sua relevância, um adulto saudável possui cerca de 1 a 2 Kg de bactérias em seu organismo, e as funções exercidas por ela são tantas que alguns cientistas a consideram quase como um órgão à parte em nosso corpo.

Dessa forma, tudo o que ingerimos tem influência em nossa microbiota intestinal. Quando consumimos alimentos que fornecem ou propiciam a reprodução das bactérias boas, nossa microbiota entra em equilíbrio. Quando ingerimos mais microrganismos ruins, ou temos uma dieta pouco nutritiva ou com muitos aditivos químicos, por exemplo, ocorre o contrário e nossa microbiota entra em desequilíbrio.

Com o aumento excessivo de bactérias ruins, alguns problemas começam a surgir em nosso corpo. A parede intestinal acaba sendo afetada, torna-se permeável, por exemplo, a entrada de patógenos ou toxinas e isso causa alterações na produção hormonal, na imunidade, no metabolismo e até mesmo nas funções cerebrais, podendo causar diversas doenças.

Qual a relação da microbiota intestinal com o Sistema Nervoso Central?

Em meio a todas as bactérias boas que vivem em nosso intestino, há estudos que comprovam que algumas delas conseguem enviar “mensagens” a partir do intestino até o cérebro, por meio de diversas vias, dentre elas, através do “nervo vago”, que se estende do trato gastrointestinal até o cérebro.

Efeito sobre o cérebro

Entre elas, os psicobióticos são as bactérias que parecem exercer maior efeito sobre o cérebro, enviando, entre outras substâncias, neurotransmissores importantes como o GABA ou a serotonina. Estes neurotransmissores e diversas outras substancias produzidas pela microbiota intestinal saudável, são responsáveis pela sinalização adequada com o cérebro e, consequentemente, responsáveis pelo alívio de sintomas como estresse, ansiedade e até mesmo de depressão.

Por que os psicobióticos são tão importantes?

No Brasil, estima-se que mais de 18 milhões de pessoas sofram com transtornos de ansiedade e que cerca de 12 milhões enfrentem quadros clínicos de depressão. Isso representa 9,3% e 5,8% da população, respectivamente, o que torna nosso país o recordista mundial no triste ranking de prevalência de transtornos de ansiedade e o líder em casos de depressão na América Latina.

Isso mostra a importância de investirmos em nossa saúde mental; um cuidado que pode começar por nossa alimentação e suplementação.

Quais os benefícios dos psicobióticos?

Atuando positivamente na microbiota intestinal e levando estímulos ao sistema nervoso, os psicobióticos podem apresentar uma série de benefícios.

Dessa forma, os psicobióticos podem ajudar a tratar ou mesmo a evitar transtornos como depressão e ansiedade, visto que o organismo estará “blindado” contra alguns agentes desencadeadores destes males.

Vale pontuar, também, que reduzindo os níveis de estresse, os psicobióticos acabam apresentando também um efeito positivo sobre o sistema imunológico e o trato digestivo, melhorando nossas defesas e evitando problemas intestinais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES