Quais os sintomas do cálculo renal e como tratar doença - Cálculo renal

A condição pode afetar a função renal e comprometer a filtragem do sangue - Cálculo renal

Slide 1 de 6
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cálculo renal

O cálculo renal – ou pedra no rim – é resultado do acúmulo de cristais existentes na urina e responsável pela formação de massas sólidas nos rins ou nas vias urinárias. A condição pode afetar a função renal e comprometer a filtragem do sangue.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), uma em cada dez pessoas sofre com as pedras nos rins, ou seja, pode afetar 10% da população mundial. Há, ainda, um aumento de 30% nos casos durante o verão devido à baixa hidratação e aumento da transpiração.

“O cálculo renal está geralmente ligado ao componente genético e afeta aqueles que possuem histórico na família. Além disso, é mais frequente em homens e em quem mora em lugares quentes”, afirma Osvaldo Merege Vieira Neto, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Entre os fatores de risco está também o consumo em excesso de proteína, que pode causar hiperfiltração nos rins pela abundância de ureia e fazer com que o rim necessite trabalhar mais para eliminar a substância. A longo prazo, a atividade pode causar problemas como inflamação nos rins e formação de cálculos renais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 6
SEÇÕES