Quando o processo de emagrecimento pode torna-se perigoso? Entenda

O processo de emagrecimento não deve ser feito de qualquer forma para não se tornar um risco para a saúde

Processo de emagrecimento requer cuidados para não significar um risco para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Emagrecer, seja para perder muitos quilos ou apenas algumas gordurinhas indesejadas, está entre os objetivos de muita gente. Para isso, é preciso adotar alguns hábitos saudáveis e implementar algumas mudanças na rotina. E isso deve vir acompanhado de alguns cuidados para que o processo de emagrecimento não se torne algo perigoso.

A médica endocrinologista Gisele Lorenzoni, em entrevista para o Sport Life, explica quando esse processo pode ser um risco para a saúde. “Quando é feito sem acompanhamento. Nós temos que avaliar a composição corporal para poder saber como que vai fazer, orientar esse processo de emagrecimento, quanto dar uma estimativa de quantos quilos essa pessoa deve perder para ficar de forma saudável e quanto de gordura que essa pessoa pode perder”, afirma.

Dessa forma, fica claro que o processo de emagrecimento não deve ser feito de qualquer forma, mas com os cuidados necessários para que a perda de peso se dê de forma saudável. “Às vezes, a pessoa perde peso e gordura demais e isso pode ocasionar alguns distúrbios psiquiátricos, inclusive como anorexia e bulimia. Quando existe uma restrição muito grande tanto de calorias quanto de nutrientes pode levar a uma deficiência nutricional importante, levar a quadros de hipoglicemias, de hipotensão ou naqueles pacientes, que possuem um componente compulsivo e são muito ansiosos”, complementa Lorenzoni.

Quantos quilos perder por mês?

Quando se inicia um processo de emagrecimento, muitas pessoas querem perder o máximo de peso possível no menor espaço de tempo. Mas afinal, quantos quilos podemos perder em um mês de forma saudável. “Não existe uma regra, mas uma perda de peso saudável e significativa por mês em números vamos colocar de 3 a 4kg por mês. É uma boa perda de peso, mas aí é muito relativo”, pondera a médica.

Fases do emagrecimento

A profissional explica ainda que, apesar de não ser uma regra, podem existir algumas fases do emagrecimento. “Isso não é uma regra. O mais importante no emagrecimento é fazer aquela adaptação da dieta, que passamos a fase de emagrecimento e existe a fase de manutenção do peso. Existem alguns métodos que colocam ainda antes do emagrecimento uma desintoxicação e isso pode variar dependendo de qual paciente apresenta alguma patologia, ou não, associada”, acrescenta a profissional.

A médica finaliza resumindo o que de fato funciona no processo de emagrecimento. “Dieta equilibrada em seus nutrientes tanto nos micro quanto nos macronutrientes. Deve envolver uma atividade física realizada de forma regular com acompanhamento nutricional e médico avaliando os exames se existem algumas alterações metabólicas, deficiências nutricionais e alterações hormonais”, pontua. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES