Quantas vezes devo lavar o cabelo na semana? Saiba a verdade sobre o tema

Lavar o cabelo da forma correta ajuda a manter o couro cabeludo e os fios mais saudáveis

Diversos fatores influenciam na forma que você de levar o cabelo, como a idade ou tipo de cabelo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ritual simples feito com shampoo e condicionador é um hábito bem comum na rotina, mas será que existe uma frequência adequada para realizar a higiene do couro cabeludo e dos fios? Quantas vezes realmente devemos lavar o cabelo? Especialistas dizem que não há uma resposta única para a frequência com que você deve lavar o cabelo.

“Algumas pessoas simplesmente pensam que precisam lavar o cabelo todos os dias ou vão ficar com o cabelo muito oleoso”, disse o médico Anthony Rossi, dermatologista assistente do Memorial Sloan Kettering Cancer Center na cidade de Nova York e membro do Associação da Academia Americana de Dermatologia em entrevista à CNN Brasil.

“Se eles se derem uma chance, podem ver que na verdade não têm aquele couro cabeludo ou cabelo oleoso”. A frequência com que você deve limpar as madeixas depende de vários fatores, incluindo tipo e estilo de cabelo, quão oleoso seu couro cabeludo tende a ficar e seus níveis de atividade. “É uma espécie de esforço pessoal,” completou Rossi.

O hábito de lavar com muita frequência pode secar e deixar o cabelo opaco, enquanto o acúmulo de óleo por não lavar o suficiente também pode causar odor e descamação. Então, surge a dúvida: quando lavar o cabelo? Segundo o especialista, ele recomenda que seus pacientes lavem o cabelo uma ou duas vezes por semana. “Mas se você fez tratamentos químicos que podem deixar seu cabelo mais seco – como clareamento, permanentes ou relaxantes – você pode querer lavá-lo menos de uma vez por semana para evitar cabelos quebradiços ou com pontas duplas”, disse ele.

De acordo com o site American Academy Of Dermatology Associaton, se o seu couro cabeludo for muito oleoso, pode ser necessário lavá-lo uma vez por dia. Além disso, a sua idade também pode desempenhar um papel. “Durante a puberdade, temos esse aumento de hormônios e, portanto, as glândulas sebáceas podem aumentar. É uma razão pela qual as pessoas têm acne na adolescência”, disse Rossi.

O couro cabeludo humano produz menos óleo à medida que envelhecemos, de acordo com a associação. Seu cabelo pode ser mais propenso a secar ou quebrar se for cacheado ou crespo, explica a entidade. Lavá-lo com muita frequência pode agravar isso, então cabelos grossos e cacheados geralmente não precisam ser lavados diariamente ou mesmo semanalmente. Mas você deve lavá-lo pelo menos a cada duas ou três semanas para manter o couro cabeludo e o cabelo limpos e saudáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES