Quer parar de fumar? Esse alimento popular diminui sua fissura pelo cigarro

Estudo brasileiro mostrou que alimento popular pode ser a chave na interrupção do cigarro

‘Fissura’ por cigarro se manifesta por sensações de desconforto, angústia e um desejo intenso de ceder ao vício novamente | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem busca parar de fumar e encerrar um ciclo vicioso sabe a dificuldade que é superar o período de abstinência, que geralmente se estende de duas a três semanas após a interrupção. Essa ‘fissura’ se manifesta por sensações de desconforto, angústia e um desejo intenso de ceder ao vício novamente. 

Desde que a ciência passou a estudar o tema a fundo, passou a existir estratégias para o tabagista driblar esse período sem desistir. Um estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF), conduzido no Brasil, revelou que o chocolate amargo pode ser uma alternativa para ajudar aqueles que desejam abandonar o vício.

Sim, o chocolate amargo. Embora seja considerado no imaginário popular um inimigo claro à saúde, os resultados da pesquisa indicam que o consumo diário de uma porção de 40 gramas de chocolate amargo (com 70% de cacau) contribuiu para a diminuição da fissura em fumantes que estavam em tratamento. 

E o mais importante: sem afetar as medidas corporais dos pacientes. O medo de ganhar peso é justamente uma das razões que levam as pessoas a relutarem em parar de fumar. De acordo a nutricionista Aline Silva de Aguiar, especialista em dependência química e responsável pelo estudo, isso ocorre porque os fumantes desenvolvem uma seletividade alimentar devido à ação da nicotina, que acelera o metabolismo e interfere nas papilas gustativas da língua, reduzindo a sensação de sabor dos alimentos para o tabagista.

“Ele tende a pular refeições, não tomar café da manhã e a comer sempre de forma monótona por não sentir o prazer do sabor. Associado a isso, o Índice de Massa Corporal (IMC) de quem fuma tende a ser mais baixo. Geralmente, ele é uma pessoa mais magra. Então, quando parar de fumar, a pessoa começa a compensar essa falta do cigarro comendo alimentos mais palatáveis, geralmente doces, gordurosos e ultraprocessados”, explica.

“Sem a nicotina, o metabolismo deixa de estar acelerado e volta ao normal. Por isso, pode ser que a pessoa ganhe um pouco de peso”, afirma Aguiar, que também é professora do Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição da UFF. Ela ressalta que “o ganho de peso ao parar de fumar é irrisório perto dos benefícios de abandonar o cigarro”.

Detalhes do estudo

A análise foi conduzida por nutricionistas do Grupo de Pesquisa em Nutrição Translacional da UFF, coordenado por Aguiar. Durante um mês, eles realizaram um estudo de intervenção clínica com 47 fumantes portadores de comorbidades crônicas (entre elas, diabetes e hipertensão) que eram atendidos na Unidade de Assistência Integral ao Tabagista, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Nefrologia, na cidade de Juiz de Fora (MG).

A nutricionista ressaltou que a maioria dos serviços voltados para a cessação do tabagismo não possuem nutricionistas na equipe – por isso, ela decidiu participar de um ambulatório dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) para poder avaliar o impacto do alimento (no caso, o chocolate) como parte da intervenção para parar de fumar.

Mas afinal, como chocolate amargo ajuda? 

De acordo com a nutricionista, o cacau apresenta uma grande quantidade de compostos que impactam nos processos cognitivos e alterações de humor, além de oferecer atividade antioxidante e anti-inflamatória. O consumo de cacau contribui para a redução do estresse, auxiliando na minimização dos sintomas associados à ansiedade e alterações de humor. A escolha do chocolate amargo (70%) ocorreu precisamente devido à sua maior concentração de cacau, o que se traduz em mais efeitos benéficos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES