Rapaz com dor nas costas descobre câncer e morre em seguida; entenda

Jovem achava que cama causava dores, mas morreu de câncer apenas uma semana depois do diagnóstico

Gerald morreu nessa terça-feira (30), apenas uma semana após fazer as primeiras biópsias de um câncer descoberto por acaso | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um jovem de 21 anos, chamado Gerald Green, morreu de câncer na Escócia apenas uma semana após receber o diagnóstico da doença. O rapaz estava sentindo dores nas costas há semanas, mas acreditava que o desconforto muscular era causado por estar dormindo em um colchão ruim. 

“Nós estamos de coração partido, nunca imaginamos que ele faleceria tão trágica e repentinamente”, lamentou a prima do jovem, Ailley Colquhoun, na página da campanha que a família organizou para arrecadar fundos para pagar o funeral do jovem. O jovem veio a óbito nesta terça-feira (30), apenas uma semana depois de fazer as primeiras biópsias em um câncer descoberto por acaso e que já estava metastático, afetando seu sangue, ossos e rins.

Os exames feitos por Gerald Green que apontariam a origem da doença, descoberta durante os exames preparatórios para uma cirurgia, não chegaram a ficar prontos antes de sua morte. O jovem estava minimizando dores nas costas há semanas, e só começou a se preocupar quando passou a vomitar com frequência.

Com isso, foi levado ao hospital pelos pais quando tossiu sangue. O rapaz passou por uma cirurgia de emergência no dia 19 de janeiro para drenar os rins e tentar conter o quadro de anemia grave, no entanto as tentativas dos médicos não surtiram efeito: Gerald foi reanimado durante o procedimento, mas ficou em coma até sua morte. 

“Gerald era um menino bonito, engraçado, educado e apaixonado por seus cachorros. Ele tinha a vida inteira pela frente, é desolador enfrentar essa situação”, declarou a prima.

Quando a dor nas costas pode ser câncer?

Apesar desse ser um sintoma muito comum e, geralmente, estar relacionado a condições benignas, é preciso ficar atento, pois a dor nas costas pode ser câncer. Somente pelas características da dor em si não é possível diferenciar o que está acontecendo, mas exames simples, como o raio-x, podem ajudar a fechar o diagnóstico. Dentre as doenças que podem causar essa manifestação está o mieloma múltiplo, uma neoplasia maligna que atinge, principalmente, pessoas com mais de 50 anos.

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população já sentiu ou sentirá dor nas costas e há diversos motivos que podem levar ao aparecimento desse sintoma. As principais causas são: má postura; sobrecarga dos músculos da região; obesidade; tensões musculares e idade – quanto mais velha uma pessoa for, mais chance ela tem de sentir dor nas costas, por conta do desgaste das articulações. 

Porém, isso não quer dizer que os jovens estão livres desse quadro. Especialistas relatam que indivíduos mais novos estão, cada vez mais, apresentando esse tipo de dor, por conta do sedentarismo, uso do celular e muito uso de jogos de videogame. Ou seja, a dor nas costas pode aparecer de várias formas, em diversas idades e por diferentes motivos. Por isso, é preciso ficar atento para saber quando ela pode ser perigosa e, independente da causa, tratá-la.

Quando a dor pode ser preocupante?

O Dr. Daniel Tabak, hematologista e oncologista da Dasa Oncologia, alerta que a dor se torna preocupante quando ela persiste ou então passa a ter características que não tinha antes. Por exemplo, antes a dor aparecia após uma atividade física e era passageira e, depois, ela passa a se manifestar sem motivos aparentes e se torna contínua.

“A dor na região lombar é mais comum em pessoas mais idosas e elas estão associadas a problemas osteoarticulares, que são comuns no processo de desgaste pela idade”, afirma. Para descobrir exatamente o que está causando este sintoma, é preciso fazer alguns exames de imagem, como raio-x, tomografia ou ressonância de coluna. “Frequentemente, o primeiro exame, quando o paciente é avaliado por um ortopedista, é um raio-x simples da coluna”, o oncologista relata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES