Região íntima do homem: seis cuidados que todos devem adotar - Saúde do pênis é qualidade de vida

O Brasil é o país campeão em casos de câncer no órgão genital masculino — e um dos principais motivos é a falta de limpeza adequada. Saiba como se cuidar - Saúde do pênis é qualidade de vida

Slide 1 de 7
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saúde do pênis é qualidade de vida

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), câncer de próstata acomete quase 66 mil brasileiros todo ano. Porém, mesmo com esse dado alarmante, muitos homens deixam a saúde do pênis de lado.

Afinal, não é por acaso que eles têm uma expectativa de vida mais baixa que as mulheres — no Brasil, são 72,8 anos contra 79,9 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos principais motivos é a falta de atenção a doenças que só acometem o sexo masculino, entre elas, além do câncer de próstata, o de pênis.

Tipo raro de tumor, representa 2% de todos os cânceres que atingem os homens. No entanto, o risco de morte é alto e, embora seja mais frequente em indivíduos a partir de 50 anos, também pode afetar os mais jovens. Um dos maiores fatores de risco — pasmem — é a falta de higiene do pênis.

É que a má limpeza pode favorecer a infecção por microrganismos como bactérias, fungos e vírus que, por sua vez, causam o câncer. “A higiene tem a ver com manter a pele íntegra, pois a inflamação do tecido provoca a quebra de barreiras e aí os patógenos conseguem adentrar camadas mais profundas, provocando a doença”, explica o urologista Flávio Iizuka, pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).

Há lguns outros fatos que todo homem precisa saber sobre a higiene de suas parte íntimas, aponta o urologista. Veja a seguir:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 7
SEÇÕES