Remédios que você nunca deve misturar com álcool; pode ser fatal

A interação de alguns medicamentos com bebidas alcoólicas pode ter efeitos indesejados

Misturar bebida alcoólica com alguns medicamentos pode trazer efeitos colaterais desagradáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma taça de vinho, um chopp gelado ou uma caipirinha com os amigos parece algo inofensivo. No entanto, na interação com alguns medicamentos específicos, essas e outras bebidas alcoólicas podem levar a efeitos colaterais indesejados. A pessoa pode enfrentar desde a perda do efeito esperado do medicamento ao risco de uma overdose, que pode ser fatal.

O que acontece? Quando se ingere um medicamento, ele acaba indo parar no fígado, local onde o remédio passa por um processo de metabolização antes de ir para a corrente sanguínea. Esse órgão também é responsável por decompor o álcool presente na bebida alcoólica e isso pode interferir na metabolização do fármaco. 

Quais os riscos? Esse processo pode interferir na quantidade de remédio que chega à corrente sanguínea, o que pode prejudicar a sua eficácia, caso chegue uma dose insuficiente. Há ainda a possibilidade de o fármaco ser menos metabolizado, podendo chegar à corrente sanguínea em uma quantidade bem superior à que era esperada, o que pode causar uma overdose. 

Isso acontece sempre? Para que a pessoa tenha ou não uma interação medicamentosa, existem alguns fatores que interferem, como o medicamento que está sendo tomado, a dose ingerida, a quantidade de álcool que foi consumida, a genética, a idade, o sexo e como se encontra a saúde do indivíduo.

Medicamentos não se dão bem com álcool

1. Medicamentos + álcool = sonolência, coma, morte

O uso de bebida alcoólica enquanto se toma medicamentos que deprimem o sistema nervoso central  para diminuir a estimulação e agitação pode ocasionar efeitos cumulativos. Essa combinação pode deixar a pessoa com mais sono e reduzir a respiração e batimentos cardíacos. Em casos mais graves a pessoa pode entrar em um estado de coma e até mesmo morrer. Esses casos extremos são mais prováveis com o uso de mais de um remédio desse tipo.

Podem ter esse tipo de efeito, quando na interação com o álcool, medicamentos como aqueles que tratam a depressão, esquizofrenia, ansiedade, dor (exceto paracetamol), alergias, gripes, resfriados e distúrbios do sono, como insônia. Nesses casos, o mais aconselhado é que não se consuma álcool ou que se reduza ao mínimo a ingestão de bebidas alcoólicas.

2. Medicamentos + álcool = mais efeitos

Outro medicamento que também não deve interagir com bebida alcoólica é o zolpidemm, medicamento para dormir. Dentre os efeitos colaterais graves dessa mistura estão a presença de comportamentos estranhos durante o sono, como comer, dirigir ou caminhar enquanto se está dormindo.

3. Medicamentos + cerveja artesanal ou caseira = pressão alta

Existe ainda o caso dos medicamentos que só têm efeitos colaterais na interação com alguns tipos de bebidas alcoólicas. É o caso de alguns medicamentos para depressão como tranilcipromina, fenelzina e moclobemida. Há ainda o antibiótico linezolida, o remédio contra o câncer procarbazina e medicamento contra o Parkinson selegilina. Existem efeitos colaterais quando a interação é alguns tipos de cerveja artesanal, cervejas belgas, coreanas, europeias e africanas, cervejas com sedimentos visíveis e cervejas e vinhos caseiros.

4. Medicamentos + álcool = efeitos mesmo depois de parar de tomar

Existe ainda o caso dos remédios que mesmo depois de interrompido o tratamento podem ter efeitos colaterais quando a pessoa ingere bebida alcoólica. Um exemplo é o metronidazol, em que o consumo de álcool deve ser evitado não só durante o uso do medicamento, como também por pelo menos 24 horas após parar de tomá-lo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES