Respiração, rins e coração podem ser afetados pelo calor, confira os cuidados

Essa condição climática fora do comum para esta época do ano pode resultar em mal-estar, desconforto e outras alterações na saúde

Respiração, rins e coração podem ser afetados pelo calor, confira os cuidados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A última semana do inverno, encerrando no próximo sábado (23), será caracterizada por uma intensa onda de calor que afeta partes do país, com temperaturas superando os 30°C e chegando até os 40°C. De acordo com informações da Climatempo, o calor será especialmente intenso no interior de Santa Catarina, no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Paraná, no centro-sul do Pará, centro-leste do Amazonas, e nos estados de Rondônia e Tocantins.

Essa condição climática fora do comum para esta época do ano pode resultar em mal-estar, desconforto e outras alterações na saúde, demandando cuidados. O calor persistente pode afetar diversas áreas do corpo, incluindo a respiração, a pele, os rins e o coração, conforme observado pelo médico Abrão Cury, da SBCM (Sociedade Brasileira de Clínica Médica).

Segundo ele, o calor provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui a pressão e pode levar a uma sobrecarga na circulação. Se acompanhado de tempo seco, como acontecerá em São Paulo — sem previsão de chuva até o final da semana— pode irritar também a mucosa respiratória. Além disso, a transpiração aumenta naturalmente em períodos de calor, como mecanismo de defesa para refrescar o corpo, o que, conforme o médico, provoca perda de sais e pode ainda causar dermatite. A recomendação é usar roupas mais leves e se hidratar. "Outra coisa no calor é que as pessoas pensam que bebida alcoólica serve como hidratante, mas o álcool também faz a pessoa perder líquido", diz Cury.

O aumento da transpiração e a baixa ingestão de água são apontados pelos especialistas como principais fatores de risco para a formação de cálculos renais. A escassez de água no organismo dificulta a diluição da urina, levando a um aumento na concentração de cristais no corpo.

O médico Luiz Fernando Manzoni, que é professor do curso de medicina da USP (Universidade de São Paulo) em Bauru, destaca que os grupos mais suscetíveis às mudanças climáticas são os idosos, pessoas altamente expostas ao calor e aquelas que não se mantêm adequadamente hidratadas. A Defesa Civil também emite alertas para grupos como crianças, doentes crônicos e grávidas.

As dicas são beber bastante água, comer alimentos leves e adaptar os hábitos. "A gente quer continuar vivendo da mesma forma independente do clima e do que estamos sentindo, mas temos que respeitar o corpo e a nossa adaptação", diz Manzoni. Fabrízio Romano, vice-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, recomenda evitar atividade ao ar livre durante a tarde, quando a umidade está baixa. Pela manhã a umidade costuma ser mais elevada.

Para driblar o clima seco, Romano sugere hidratar o nariz com soro fisiológico e medicamentos específicos para a área. A Defesa Civil recomenda que as pessoas não passem muitas horas sem se alimentar, mesmo se sentirem menos fome, e que mantenham uma alimentação saudável com frutas, verduras e alimentos leves.

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES