Ronco inofensivo? Saiba o que esse barulho pode dizer sobre sua saúde

O ronco merece atenção quando começa a provar “quebras” frequentes do sono

Essa condição ocorre quando há bloqueios das vias respiratórias durante o sono | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ronco é a vibração das vias aéreas (nariz e garganta) em decorrência de uma dificuldade da passagem de ar. Depois dos 40 anos de idade, estima-se que aproximadamente quatro de cada dez pessoas roncam; e depois dos 60 anos esse número cresce para seis de cada dez pessoas. Apesar de comum, o ronco merece atenção quando começa a provocar “quebras” frequentes do sono.

Colin Sullivan, especialista em sono, concedeu uma entrevista ao site australiano Salon sobre os riscos de roncar. O profissional é um dos inventores da máquina de CPAP, uma máscara que facilita a respiração pelo nariz, diminuindo os riscos causados pela apneia. A apneia é o nível mais grave de ronco, quando o indivíduo passa por frequentes interrupções da respiração por mais de 10 segundos.

O problema costuma aparecer dez anos depois do início dos roncos. “Qualquer pessoa que ronca, mais ou menos, irá sofrer de apneia”, explica Sullivan. O especialista acrescenta que pessoas com apneia correm maior risco de apresentarem hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais, além de problemas de saúde mental.

Afinal, o que é o ronco?

Essa condição, como citado anteriormente, ocorre quando há bloqueios das vias respiratórias durante o sono. Em um nível profundo de sono, os músculos do céu da boca, da língua e da garganta relaxam. Em pessoas que roncam, esses músculos relaxam demais, impedindo a respiração correta e levando à obstrução das vias.

Existem casos em que a própria estrutura do corpo ou a posição em que se dorme favorecem a obstrução das vias respiratórias. “Muitas vezes pacientes têm hipertrofia de amígdalas ou de adenoides, que podem levar a problemas como o ronco, por isso é sempre importante se consultar para investigar possíveis causas”, explica o otorrinolaringologista André Freire Kobayashi, da Clínica Dolci, em São Paulo.

Qual o tratamento?

Cirurgias corretivas podem ser a opção quando a origem do ronco é um problema nas vias respiratórias. Mas na maioria dos casos, apenas a adoção de hábitos saudáveis melhora a apneia, pois ela costuma estar associada ao sobrepeso e ao excesso de gordura abdominal. Em quadros moderados ou acentuados de apneia, o tratamento pode passar pelo uso de máquinas de CPAP (gerador de pressão positiva contínua na via aérea, em inglês), que facilitam a respiração pelo nariz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES