Rotina de home office pode agravar doenças ortopédicas, diz fisioterapeuta

Redução de movimentos e postura errada estão entre as principais causas das dores nas costas, pescoço e lombar

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O modelo de trabalho remoto, comumente chamado de home office, tornou-se a principal modalidade adotada por empresas ainda no primeiro semestre de 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGVSaúde), cerca de 75% dos entrevistados que trabalham à distância queixaram-se de dores no pescoço, evidenciando a importância do acompanhamento com profissionais da fisioterapia para o bem-estar de quem trabalha em casa.  

A pesquisa também evidencia que essa alternativa de trabalho e estudo não presencial também causou dores nas costas em 58% dos entrevistados. Para o fisioterapeuta e coordenador de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Valmor Macedo, o isolamento aliado ao sedentarismo pode agravar doenças ortopédicas, sendo importante a realização de atividades físicas e ginástica laboral.  

Dores no home office (Foto: divulgação)

“Ficar o dia inteiro na mesma posição, ou preferir o sofá e a cama ao invés de uma mesa, com certeza traz consequência para a saúde dos ossos e músculos. Isso pode agravar doenças reumáticas, como bursite e tendinite, e favorecer a perda de massa e força muscular. Por isso, alguns exercícios laborais feitos antes de iniciar o expediente pode ajudar bastante, e não atrapalha em nada, porque são feitos em no máximo 15 minutos”, explica Valmor.  

As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT`s) podem ser prevenidas com exercícios físicos diários. O fisioterapeuta pontua que alongamentos e uma caminhada pela casa podem evitar dores lombares e no pescoço. “Fazer alongamento a cada meia hora, caminhar pela casa mesmo e alongar a musculatura dos punhos são ótimas maneiras de evitar as dores no pescoço, região lombar e nas costas como um todo. Eu sempre faço um alerta: tornar essas atividades rotineiras favorece o alívio das tensões musculares e previne as Dort’s, tão comuns em trabalhadores de escritório”, finalizou o fisioterapeuta Valmor Macedo.  

A Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, oferece atendimento gratuito para a comunidade em serviços de Fisioterapia. Para realizar uma consulta, os interessados podem agendar o atendimento pelo número (86) 3194.1819.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES