Saiba 8 hábitos comuns que podem prolongar sua vida em até 24 anos

Hábitos saudáveis podem acrescentar até 24 anos a mais à sua vida, apontou estudo com 720 mil pessoas

O estudo foi apresentado nesta segunda-feira (24), no Nutrition 2023, o encontro anual da American Society for Nutrition | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar da fonte da juventude em algum momento da vida, certo? O mito foi apropriado pelo Renascimento europeu, durante o século 16. Diz a lenda que ela era um rio que passava da casa dos deuses, o Monte Olimpo e que alcançava a Terra. Por estar em contato com os deuses, a fonte teria ganhado propriedades mágicas e passaria a imortalidade para quem bebesse daquela água abençoada.

No entanto, a história não passa de um mito popular. Mas um novo estudo mostrou que 8 hábitos de estilo de vida saudável a partir dos 40 anos podem acrescentar até 24 anos a mais à sua vida. A partir dos 50, você pode prolongar sua vida em até 21 anos. A partir dos 60 anos, você ainda ganhará quase 18 anos ao adotar as práticas.

“Há um período de 20 anos em que você pode fazer essas mudanças, seja gradualmente ou de uma só vez. Também fizemos uma análise para ver se eliminamos pessoas com diabetes tipo 2, colesterol alto, derrame, câncer e afins, se isso muda o resultado? E realmente não aconteceu. Então, se você começar com doenças crônicas, fazer mudanças ainda ajuda", disse o principal autor do estudo, Xuan-Mai Nguyen, especialista em ciências da saúde do Million Veteran Program, no VA Boston Healthcare System. 

Esses hábitos são mágicos?

Os oito hábitos não fogem do que você já ouviu antes. Exercite-se, tenha uma dieta saudável, reduza o estresse, durma bem e promova relacionamentos sociais positivos. Por outro lado, não fume, não beba demais e não se vicie em opióides. “Quanto mais cedo melhor, mas mesmo que você faça apenas uma pequena mudança aos 40, 50 ou 60 anos, ainda é benéfico. Isso não está fora de alcance – na verdade, é algo alcançável para a população em geral', afirmou a pesquisadora.

O estudo, apresentado na segunda-feira (24) no Nutrition 2023, o encontro anual da American Society for Nutrition, analisou os comportamentos de estilo de vida de quase 720 mil veteranos militares com idades entre 40 e 99 anos. Acrescentar apenas um comportamento saudável à vida de um homem aos 40 anos forneceu 4,5 anos adicionais de vida. Acrescentar um segundo levou a mais sete anos, enquanto a adoção de três hábitos prolongou a vida dos homens em 8,6 anos. À medida que o número de mudanças adicionais no estilo de vida aumentou, também aumentaram os benefícios, somando quase um quarto de século de vida extra.

As mulheres também viram grandes saltos na expectativa de vida, disse Nguyen, embora os números sejam diferentes dos homens. Adotar apenas um comportamento saudável acrescentou 3,5 anos à vida de uma mulher, enquanto dois adicionaram oito anos, três 12,6 anos e abraçaram todos os hábitos saudáveis estendeu a vida de uma mulher em 22,6 anos.

“Fazer todos os oito teve um efeito sinérgico, uma espécie de impulso adicional para prolongar sua vida, mas qualquer pequena mudança fez a diferença”, disse Nguyen. Depois de ajustar para idade, índice de massa corporal, sexo, raça e etnia, estado civil, nível educacional e nível de renda familiar, o estudo encontrou “uma redução relativa de 87% na mortalidade por todas as causas para aqueles que adotaram todos os oito fatores de estilo de vida em comparação com aqueles que não adotaram nenhum”, afirmou a especialista

O estudo só pôde mostrar uma associação, não uma causa e efeito diretos e, como se concentrou em veteranos, as descobertas podem não se aplicar a todos os americanos. No entanto, os veteranos do estudo “eram aposentados e não estavam na ativa ou participando de treinamento militar”, disse Nguyen. “Ainda assim, os números podem não necessariamente se traduzir diretamente para uma população geral individual”.

O estudo foi capaz de classificar os oito comportamentos de estilo de vida para ver qual forneceu o maior impulso na longevidade; veja a seguir.

  • Exercício físico
  • Evitar vício em opioides
  • Não fumar
  • Gerenciamento do estresse
  • Dieta balanceada
  • Evitar o consumo excessivo de álcool 
  • Ter uma boa noite de sono
  • Dicas para dormir melhor
  • Relacionamentos sociais positivos


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES