Saiba as complicações que a infecção urinária pode causar e te levar a morte

Infecção urinária é causada por bactéria e é muito comum, sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil

Infecção urinária de repetição atinge 30% da população de mulheres no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A infecção urinária ocorre quando bactérias que não são parte da flora deste sistema entram pelo canal da uretra e causam um quadro marcado por sintomas como dor ao urinar, vontade constante de fazer xixi e febre. Segundo o urologista Flávio Áreas, normalmente as bactérias se alojam na bexiga, e, neste caso, o tratamento costuma ser mais simples, administrado com antibióticos.

Conforme explica o médico, porém, as bactérias responsáveis pela infecção podem sair da bexiga, continuando seu caminho pelo ureter até os rins e à corrente sanguínea. Isso, segundo ele, complica muito a situação do paciente, e alguns fatores podem contribuir para esses quadros.

De acordo com Flávio, um quadro bastante comum é o de infecções que não são corretamente tratadas e, por isso, tornam-se recorrentes. “Nesses casos, o organismo fica resistente aos remédios que são sempre usados”, explica ele. Quando tratada adequadamente, a doença não costuma evoluir para quadros mais graves.

No entanto, em alguns casos, a ausência de um diagnóstico preciso e a demora no tratamento adequado podem levar a complicações sérias – e até fatais. Caso não seja tratada corretamente, pode evoluir para um choque séptico e causar a morte do paciente.

Possíveis complicações que podem levar a morte

No caso da infecção de urina, a contaminação, inicialmente localizada na bexiga, passa para os rins, dando origem à pielonefrite. O quadro acaba sendo mais complicado, já que a toxina bacteriana se espalha pela corrente sanguínea. A consequência é uma série de sintomas graves, como queda de pressão e taquicardia.

Já em casos mais graves ainda, pode evoluir para a sepse, como citado anteriormente. Por essa razão, na presença de quaisquer sintomas de infecção urinária, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Caso os sintomas de infecção urinária estejam associados à febre, calafrios e vômitos, a busca por auxílio médico deve ser ainda mais rápida, pois isso sugere um quadro complicado.

Mulheres estão mais suscetíveis a doença

De acordo com estudos, as mulheres são mais suscetíveis à infecção urinária devido à sua anatomia, particularmente à menor extensão da uretra se comparada à do homem. Algumas mulheres apresentam quadros de infecção urinária de repetição, o que requer ainda mais vigilância com relação à doença.

Diante de qualquer sintoma indicativo de infecção urinária, como o desconforto ou forte odor ao urinar, a sensação de que a bexiga permanece cheia mesmo após a micção e dores na região lombar, é fundamental procurar ajuda médica. Ainda de acordo com especialistas, é necessário ingerir grande quantidade de água e evitar segurar a urina como medidas preventivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES