Saiba como consumir carboidratos sem comprometer a dieta

Um conselho importante é sempre ter muito cuidado na hora de escolher as fontes de consumo

Carboidrato não é o vilão de uma alimentação saudável | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há quem pense que carboidratos são os grandes vilões da alimentação e a perda de peso. No entanto, durante o processo de emagrecimento, é importante ter em mente que nenhum alimento é maléfico e que a privação pode interferir negativamente no objetivo. Fontes como a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomendam que nossa alimentação possua no mínimo 40% de carboidratos por ser uma fonte importante de energia para o corpo, além de essenciais para as funções do organismo.

Com isso, os carboidratos devem ser incluídos na alimentação diária para um emagrecimento saudável e equilibrado. “Muitas vezes, quando começamos uma dieta, acreditamos que os carboidratos têm que ser excluídos de nossas vidas. É preciso ter em mente que esse grupo alimentar não prejudica a jornada de emagrecimento. Basta não consumi-lo em quantidade excessiva, nem optar por fontes pouco saudáveis. A regra é simples. Se você consumir mais carboidratos do que seu corpo precisa para a energia diária, o excesso será armazenado como gordura, prejudicando seu processo de perda de peso, se não, seu consumo será benéfico”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil em entrevista à revista Boa Forma.

Com o corte do carboidrato da alimentação diária, a atitude pode desencadear sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza e falta de ar. É importante salientar os variados tipos de carboidratos: os refinados e os simples. Os refinados são aqueles encontrados em alimentos como pão branco, massas e açúcares adicionados, e são digeridos rapidamente, provocando um pico de açúcar no sangue e uma sensação de fome em pouco tempo. Por isso, um conselho importante é sempre ter muito cuidado na hora de escolher as fontes de consumo. 

Contudo, é necessário cuidado ao escolher as fontes de consumo. O programa Vigilantes do Peso, que ajuda há mais de 60 anos pessoas a perderem peso, listou cinco dicas para uma melhor refeição com o uso adequado do carboidrato

Frutas e os vegetais frescos

Esses grupos de alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Além disso, por serem absorvidos de uma maneira mais lenta, promovem uma sensação maior de saciedade.

Grãos integrais

São as melhores fontes de fibras e de outros nutrientes indispensáveis para o organismo, entre eles, as vitaminas do complexo B.

Laticínios com baixo teor de gordura

No geral, os produtos lácteos (leite, queijo e iogurte, por exemplo) são boas fontes de cálcio, proteínas, vitaminas e minerais. Uma dica é: prefira versões com pouca gordura e evite aquelas que tenham adição de açúcar em sua composição.

Baixo consumo de açúcar adicionado

Segundo a OMS, o consumo total de açúcar adicionado não pode ser maior do que 10% das calorias totais ingeridas diariamente. Então, mantenha distância de doces, alimentos processados e refrigerantes.

Equilíbrio

Combine os alimentos fontes de carboidratos com outras fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Uma refeição com arroz integral, feijão, frango grelhado e uma salada de legumes, é uma ótima opção para buscar um prato balanceado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES