Saiba como eliminar marcas de cicatrizes e queloide; cirurgião dá dicas

Cicatrizes pode ser minimizadas com cirurgia plástica

Cicatrizes podem ser corrigidas com cirurgia plástica | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de corrigir defeitos na pele, causados por alterações na cicatrização de uma ferida, corte, queimadura ou até de uma cirurgia prévia, como cesariana ou apendicectomia, a cirurgia plástica pode corrigir cicatrizes, trazendo uniformidade e minimizando as irregularidades na textura, tamanho ou aparência da pele afetada.

 Esse procedimento, depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz, e é aderido pelo cirurgião plástico de acordo com as especificidades e tendência de cicatrização de cada paciente.

O cirurgião plástico, William Machado, destaca que o processo de cicatrização é algo natural do corpo humano, porém existem fatores que podem ajudar nessa fase. "Após um corte ou incisão cirúrgica, há um processo de reparo dessa lesão na pele, que é feito de forma natural pelo próprio corpo, é a cicatriz. Contudo, o resultado deste reparo depende de inúmeros fatores como tensão da pele, presença de infecções, local da lesão, entre outros", disse o especialista.

William Macahado - cirurgião fala de como eliminar as marcas de cicatrizes  ( foto: divulgacao) 

TIPOS DE CICATRIZES 

Os tipos de cicatrizes que podem ser submetidas a esse procedimento cirúrgico são os queloides, que é um tipo de cicatriz endurecida e de crescimento anormal devido a uma grande produção de colágeno; a cicatriz hipertrófica, que, devido ao desordenamento das fibras de colágeno, fica espessada, podendo ser mais escura ou mais clara do que a pele. 

Existe ainda a cicatriz alargada, que sua aparência é rasa e frouxa, com uma superfície mais baixa que a da pele; e a cicatriz discrômicas, que causa uma alteração na cor da pele, podendo ser mais clara ou mais escura que a pele normal. Para cada tipo de cicatriz, é necessário um procedimento específico que é definido pelo especialista durante a avaliação.

COMO CORRIGIR? 

Já as técnicas para a correção de cicatrizes também são variadas, podendo o especialista utilizar cortes, remoção ou reorientação de partes da pele mal cicatrizada, como ressalta William Machado.

 "Durante a avaliação prévia do paciente, que pode ser realizada até por teleatendimento, nós definimos qual procedimento cirúrgico será utilizado naquela situação. Para cada tipo de cicatriz e paciente, existe um procedimento específico. Por isso, a necessidade de não pular essa etapa importante da intervenção cirúrgica", pontua o cirurgião plástico.

PRÉ-OPERATÓRIO

Para a realização da cirurgia de correção de cicatrizes, o cirurgião plástico, como medida pré-operatória, poderá solicitar alguns exames. E como em qualquer outra cirurgia, o tipo de anestesia aplicada dependerá do procedimento a ser feito, podendo ser local, com uma sedação leve ou geral. 

PÓS-EPERATÓRIO 

Durante o pós-operatório é recomendado evitar atividades físicas intensas, não se expor excessivamente ao sol e utilizar filtro solar, mesmo após a completa cicatrização. Além disso, para evitar que a cicatriz volte a ter a mesma aparência de antes, outros tratamentos tópicos também podem ser realizados, como aplicação de placas de silicone, a utilização de pomadas cicatrizantes ou a realização de curativos compressivos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES