Saiba como o iogurte pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças

Este alimento é rico em nutrientes e auxilia no funcionamento intestinal e na redução do colesterol

O consumo regular de iogurte ajuda a prevenir doenças | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A variedade de sabores e tipos de iogurtes que existem no mercado contribuem para que ele seja um alimento bastante apreciado por várias pessoas, nas mais diferentes faixas etárias. Além disso, há ainda sua versatilidade, possibilitando que ele seja consumido de diversas formas, em lanches, receitas variadas, em molhos de saladas, sobremesas e até carnes.

Além de tudo isso, o iogurte é um alimento bastante rico nutricionalmente e, portanto, relevante para a saúde. "O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus", explica a nutricionista Daniela de Araújo Medeiros. "O iogurte é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio, e várias vitaminas, como as vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico. Este alimento é igualmente rico em minerais e permite também fornecer cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco", completa.

Importante para o intestino

O iogurte contribui para recompor as bactérias probióticas, que são as bactérias da flora intestinal. "Esses micro-organismos contribuem para fortalecer a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", esclarece Daniela de Araújo Medeiros.

Os probióticos presentes no iogurte, segundo a nutricionista Pollyanna Ayub, ajudam a prevenir e a tratar doenças, inibem a carcinogênese, regulam a microbiota intestinal e ajudam a prevenir distúrbios do metabolismo gastrointestinal como infecções intestinais. "Os probióticos auxiliam também no estímulo da mobilidade intestinal, com consequente alívio da constipação intestinal, a melhor absorção de determinados nutrientes, a melhor utilização de lactose e o alívio dos sintomas de intolerância a esse açúcar, a diminuição dos níveis de colesterol, melhora o sistema imunológico, pelo estímulo da produção de anticorpos", completa.

Fique atento ao rótulo do produto

De acordo com Daniela Medeiros, há no mercado um grande número de produtos enriquecidos com probióticos, mas nem sempre essa informação vem de forma clara no rótulos destes produtos, portanto é importante que se fique atento aos ingredientes que os compõem. "Vasculhe a embalagem e atente para nomes como Bifidobacterium e Lactobacillus. São as bactérias do bem mais usadas nos alimentos - principalmente em iogurtes, leites fermentados e sobremesas lácteas. As principais fontes de probióticos são os leites fermentados e os iogurtes enriquecidos com lactobacilos vivos", aconselha, em entrevista ao Terra.

A nutricionista, no entanto, alerta que para se alcançar as vantagens presentes nesses alimentos não há a necessidade de cometer exageros. Uma dose por dia, segundo ela, é o suficiente para se alcançar estes benefícios, no caso de uma dieta com suporte de carboidratos específicos, os conhecidos como prebióticos. Isso é possível a partir de uma consulta com um nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES