Saiba como reconhecer os sinais de TDAH em crianças e adultos

O TDAH é um transtorno de comportamento que costuma surgir na infância e segue com o paciente por toda a vida

O TDAH costuma aparecer ainda na infância e segue até a vida adulta | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido pela sigla TDAH, é um transtorno de comportamento que costuma surgir na infância e segue com o paciente por toda a vida. No mundo, o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8%, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).

A desatenção e hiperatividade/impulsividade são os sintomas centrais do TDAH. O priemiro é visto como falta de persistência, divagação frequente, desorganização e dificuldade de manter o foco, apesar de o paciente apresentar uma boa compreensão do que está sendo solicitado e de não estar sendo desafiado.

Segundo o neuropediatra e especialista em Neurociências, Rafael Engel, as causas e os fatores de risco para o TDAH são desconhecidos, mas pesquisas demonstram a base neurobiológica do transtorno, ou seja, fatores genéticos e bioquímicos. "Acredita-se que a intensidade das manifestações seja uma combinação principalmente da genética com alguns fatores ambientais, como exposição a toxinas durante a gestação, sobretudo tabaco, prematuridade e baixo peso ao nascer. Fatores que são considerados de risco para qualquer transtorno do neurodesenvolvimento".

Como obter o diagnóstico?

O diagnóstico do TDAH é realizado somente por médicos especializados, como psiquiatras e neuropediatras. "No Brasil, costumamos utilizar os critérios descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), organizado pela Academia Americana de Psiquiatria, para uma padronização do diagnóstico", diz Rafael Engel.

Para o diagnóstico do transtorno, deve-se observar se há um impacto negativo no desempenho acadêmico, que não está ligado a problemas de inteligência. "Isso ocorre porque os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade dificultam a concentração nas aulas, o planejamento, a organização e a execução das tarefas, além do cumprimento de prazos escolares (o que chamamos função executiva)", diz o especialista em Neurociências em entrevista ao Terra.

TDAH na fase adulta

Apesar de o TDAH normalmente ter início durante a infância, os prejuízos associados a esse transtorno também podem ser percebidos na vida adulta. Em alguns casos, o indivíduo apresenta histórico de troca frequente de empregos, dificuldade em manter relacionamentos estáveis ou cometem pequenas infrações no trânsito devido a descuido, ou à desatenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES