Saiba o que acontece com seu corpo quando você come banana todos os dias

De fácil acesso, podendo ser encontrada nas feiras de várias regiões do país, a banana é uma das frutas queridinhas dos brasileiros

A banana é uma fruta cheia de benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De fácil acesso, podendo ser encontrada nas feiras de várias regiões do país, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a banana é a fruta preferida da população brasileira. A boa notícia é que esse é um alimento bastante nutritivo e os benefícios para quem  consome com frequência são inúmeros.

Poucas pessoas sabem, mas a banana ajuda a reduzir a pressão arterial, ela é rica em potássio e possui pouco sódio, composição que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e consequentemente a controlar a pressão arterial. Com isso, a banana também ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Outro benefício dessa fruta é que ela ajuda a reduzir o estresse, pelo fato de ser rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que tem um importante papel na regulação do humor e das emoções. De acordo com especialistas, quando o organismo está com bons níveis desse neurotransmissor, isso leva a uma sensação de calma e contentamento. “Comer bananas pode ajudar a promover a sensação de bem-estar e reduzir o estresse”, afirma a nutricionista Angélica, em entrevista à CNN Brasil.

Previne o crescimento de células cancerígenas

O consumo regular de banana também consegue prevenir o câncer. Segundo estudos, a lectina, uma proteína presente nas bananas, pode contribuir para a prevenção do crescimento de células de leucemia. A lectina atua como antioxidante, que ajuda o corpo a remover moléculas conhecidas como radicais livres. Quando radicais livres se acumulam, podem ocorrer danos celulares, potencialmente levando ao câncer.

Ajuda a prevenir o diabetes

Por serem fontes de fibras, a Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo dessa fruta. Segundo a instituição, o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine mostra que uma dieta rica em fibras ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, também contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.

Mas é importante lembrar que os benefícios da banana, nesse caso, dependem dela estar totalmente madura, de acordo com estudo publicado no Diabetic Medicine. A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido, que é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES